Taxas confusas e sem explicações - Envio DBA
Olá. Sou seller novo na plataforma. Recentemente fiz algumas vendas usando o meio de transporte DBA. A amazon descreve que cobra uma taxa de 4,50 por envio + a taxa da plataforma. Nesse caso comecei a ter o desconto referente ao custo total do envio 4,50 da taxa + o valor do frete que o comprador PAGOU.
Isso se percorreu com todos os produtos que vendi pelo DBA, Cliente pagava 21 do frete, na minha carteira aparecia um desconto de 21 reais + a taxa de 4,50 do DBA. Custo total do envio do produto entrava com saldo negativo na conta na aba "Crédito Mastercard e outros".
Enfim, a plataforma começou a me cobrar de colocar um cartão de crédito para que essas taxas fossem debitadas e enquanto não coloquei eles deixaram minha conta congelada. Pois bem, coloquei a conta e debitaram um valor de quase 100 reais do meu cartão, sem ao menos detalhar e me mostrar por qual razão esse valor total estava sendo cobrado, já que a taxa paga por mim deveria ser 4,50 mas eles estavam me cobrando o frete que o próprio vendedor pagou ( taxa do dba + frete do comprador)
Hoje sem mais delongas, o valor cobrado no meu cartão retornou a minha carteira. Eu não consegui entender absolutamente nada. Por qual razão a plataforma debita do meu crédito e depois devolve para a conta? Qual o sentido disso? Logo quando esses valores vieram descontados já imaginei que poderia ter sido algum engano meu, alguma taxa que eu não analisei, ou alguma informação no cadastro errada, como o peso do produto. Mas não, o valor retornou. Eu só não entendi a pressão da plataforma de querer cobrar congelando minha conta enquanto eu não colocasse um cartão para debitar esses valores, valor do frete no caso que já está sob posse deles e já havia sido pago pelo comprador, e depois simplesmente me devolver.
Eu trabalho em alguns marketplaces, já tenho bastante experiência no ramo, e todos no geral, cobram "taxas" referente a vendas no ato do pagamento. A não ser Anúncios (ADS) ou Publicidade, que em alguns casos gera uma conta a parte a ser pagada, oque não foi o caso. Sinceramente fiquei bem desapontado, esperava que as informações fossem um pouco mais claras e precisas aqui dentro da plataforma. Qual o sentido de cobrar o valor do frete do seller que já foi pago pelo vendedor?
Taxas confusas e sem explicações - Envio DBA
Olá. Sou seller novo na plataforma. Recentemente fiz algumas vendas usando o meio de transporte DBA. A amazon descreve que cobra uma taxa de 4,50 por envio + a taxa da plataforma. Nesse caso comecei a ter o desconto referente ao custo total do envio 4,50 da taxa + o valor do frete que o comprador PAGOU.
Isso se percorreu com todos os produtos que vendi pelo DBA, Cliente pagava 21 do frete, na minha carteira aparecia um desconto de 21 reais + a taxa de 4,50 do DBA. Custo total do envio do produto entrava com saldo negativo na conta na aba "Crédito Mastercard e outros".
Enfim, a plataforma começou a me cobrar de colocar um cartão de crédito para que essas taxas fossem debitadas e enquanto não coloquei eles deixaram minha conta congelada. Pois bem, coloquei a conta e debitaram um valor de quase 100 reais do meu cartão, sem ao menos detalhar e me mostrar por qual razão esse valor total estava sendo cobrado, já que a taxa paga por mim deveria ser 4,50 mas eles estavam me cobrando o frete que o próprio vendedor pagou ( taxa do dba + frete do comprador)
Hoje sem mais delongas, o valor cobrado no meu cartão retornou a minha carteira. Eu não consegui entender absolutamente nada. Por qual razão a plataforma debita do meu crédito e depois devolve para a conta? Qual o sentido disso? Logo quando esses valores vieram descontados já imaginei que poderia ter sido algum engano meu, alguma taxa que eu não analisei, ou alguma informação no cadastro errada, como o peso do produto. Mas não, o valor retornou. Eu só não entendi a pressão da plataforma de querer cobrar congelando minha conta enquanto eu não colocasse um cartão para debitar esses valores, valor do frete no caso que já está sob posse deles e já havia sido pago pelo comprador, e depois simplesmente me devolver.
Eu trabalho em alguns marketplaces, já tenho bastante experiência no ramo, e todos no geral, cobram "taxas" referente a vendas no ato do pagamento. A não ser Anúncios (ADS) ou Publicidade, que em alguns casos gera uma conta a parte a ser pagada, oque não foi o caso. Sinceramente fiquei bem desapontado, esperava que as informações fossem um pouco mais claras e precisas aqui dentro da plataforma. Qual o sentido de cobrar o valor do frete do seller que já foi pago pelo vendedor?
0 resposta
Seller_IjdPUK6B6q0sS
Eu até hoje não sei o por que a Amazon cobra o frete lançando no fluxo de pagamento do Mastercard, foi uma alteração que ocorreu esse ano e nunca tivemos retorno do suporte sobre o por que e nunca uma posição oficial da Amazon sobre o assunto (ou pelo o menos nunca achei)
Pois bem, a Amazon transfere a tarifa de envio para a tua conta de forma cheia ou seja você recebe a tarifa de envio e depois te cobra pelo mastercard, então se o fluxo de pagamentos dos clientes não for intenso e predominante no mastercard, esse pagamento sempre vai ficar negativo e ai você precisa pagar via cartão de crédito...
É um malabarismo fiscal tenebroso, isso em larga escala deve ser uma dor de cabeça sem tamanho...
Seller_lhbHR2B9yxefQ
Olá,
Sou seller também, tive um boom de vendas durante esse mes de outubro, tinha resolvido entrar para o DBA da Amazon, quando fui ver minha conta estava negativa em 430,00. Minha conta também foi congelada, até que tive que pagar esse valor de volta pra Amazon.
Eu resolvi sair do programa, porque acho esse metodo de cobrança de frete injusto, porque ao invés da Amazon reter o pagamento do frete já no ato da compra, como as Marketplaces fazem, não, a Amazon repassa o valor do frete para nossa conta no mesmo metodo de pagamento que o comprador pagou. Então se o comprador usa Elo/ Visa/ Boleto, e outros metodos, não seja "Crédito Mastercard e outros", o valor do frete vai para esses fluxos de pagamentos, e quando nós agendamos e fazem a coleta, é cobrada a taxa + o que o comprador pagou no fluxo de "Crédito Mastercard e outros", gerando uma divida totalmente desnecessária.
Espero que a Amazon, reveja isso, e mude a estratégia da cobrança, porque a conta fica negativa, e ou você paga, ou sua conta é congelada/suspensa. E quando é congelada/suspensa, continua recebendo pedidos, ou seja, prejudicando nossa métricas, e desempenho dentro da plataforma, porque com a conta congelada não conseguimos tratar os pedidos, até que a divida seja paga.
Algo que a Amazon deveria corrigir com urgencia, e para complicar criou-se um fluxo chamado de "Transações adiadas", se já não estava bom ficou pior, porque as vendas ficam neste fluxo até que a compra seja definitivamente concluida, gerando mais custo no fluxo "Crédito Mastercard e outros".
Seller_Xrk9X51fZfw2n
Realmente, a taxa do DBA é bastante confusa e cada atendente responde uma coisa.
Mas a taxa é R$4,50 (ou R$8,00) + Porcentagem do valor do produto (15% exemplo)
No lançamento nas transações, eles fazem um malabarismo e misturam um monte de valores que dificultam entender. (atendente não sabe também)
Tomei prejuízo por isso. Tive que sair do DBA.
Existem muitos vendedores que provavelmente estão tomando prejuízo. Porque aqueles preços no BuyBox é impossível ter lucro com essas taxas.
Seller_InY99rnpiLINM
até agora não entendi. tão cobramndo mais de 10 mil no meu cartão
e to com saldo negativo
Seller_52wult9MjSpON
Estou na mesma, pensando em sair da amazon, os atendentes só sabem dizer que precisam de mais detalhes e nunca resolvem nada, já até desisti de chamar o suporte, meu saldo some várias vezes e não sei pra onde esse dinheiro está indo, o suporte é um dos piores que já vi, fora que no chat eles respondem e fecham para que a gente não tenha chance de fazer mais alguma pergunta porque eles nunca sabem ou não tem certeza do que estão dizendo.
Ezra_Amazon
Olá @iLoveZen,
Essa situação foi mencionada na discussão: Suspeita de cobrança indevida - Pago à Amazon | Repagamento do vendedor.
No momento, encaminhei o caso para a nossa equipe parceira. Eles pediram, se possível, algum pedido como exemplo para seguir com a investigação. Entretanto, pelo que entendi, isso não parece estar ligado a pedidos específicos, certo?
Se puder, teria como enviar capturas de tela com exemplos que ajudem a esclarecer melhor a situação? Isso seria muito útil, especialmente considerando que ainda não recebemos uma resposta dos vendedores na outra discussão.
Fico à disposição e aguardando para dar continuidade. Obrigada!
Ezra
Seller_x5zXbdKW3Hb1d
Esse calculo é simples, porem confuso.
Produtos abaixo de 30$ a tarifa DBA é 4,50$
30$ a 79% é 8,00$
O problema é que a Amazon precifica a Taxa do Marketplace em cima do valor do produto e do frete do cliente, então não há como cravar a precificação da taxa, pois vai depender de quanto o cliente vai pagar pelo frete dependendo de sua região. O mais próximo que você pode fazer é pegar um valor máximo de Frete subjetivo e colocar na precificação.
Exemplo:
Valor do produto: 20$ + valor subjetivo de frete pago pelo comprador 20$
Taxa MKP = 6,00$ (15% de 40$)
Taxa DBA= 4,50
Os "20$" pago pelo cliente entram na sua precificação de TAXA porem depois será subtraido novamente pela Amazon. É uma conta que não faz nenhum sentido e não é feita dessa forma em nenhum marketplace, porem é assim que é feita pela Amazon.
Então o melhor é se prevenir antes jogando o prejuízo para cima.
Seller_tTWSlm4zLmar9
Eu conclui que se vc pede o pagamento antecipado ele debita no cartão os ajustes. Quanto a precificação vc precisa ficar atento as faixas de preço. No DBA até 29,99 vc só paga 4,50 mesmo e o resto é cobrado do cliente, mas o repasse e feito no total e depois abate o frete. Nas compras de 30 até 78,99 8,50 e no memso esquema. Cuidado ao fazer sua precificação!
Custo do produto com impostos + Frete + Sua Margem.
Larissa_Amazon
Olá vendedores,
Agradecemos especialmente por dedicarem seu tempo para ajudar outros vendedores, respondendo suas dúvidas e oferecendo conselhos valiosos. Esta colaboração mútua fortalece nossa comunidade e contribui para o sucesso de todos os membros.
A equipe parceira informou que independentemente do método de pagamento específico utilizado pelo cliente, as taxas associadas são cobradas juntas na conta 'Mastercard e Outros'.
Obrigada pela paciência e compreensão,
Larissa.