Fraude em devolução de produto usado – produto artesanal sem direito à revenda
Gostaria de compartilhar uma situação frustrante que acredito ser relevante para muitos que trabalham com produtos artesanais e não reutilizáveis na Amazon.
Vendo embalagens decorativas para doces e eventos, que são produtos delicados, feitos à mão e de uso único. Recentemente, um cliente fez uma compra e alegou que o pedido chegou atrasado — no entanto, o rastreamento confirmava a entrega antes da data do evento. Mesmo assim, o cliente usou os itens, devolveu sujos, com peças faltando, e a Amazon reembolsou 100%.
Por conta da alta demanda de trabalho, não consegui abrir a contestação dentro do prazo e a Amazon recusou a apelação, apesar das evidências claras de uso indevido. O cliente possivelmente continua fazendo o mesmo com outros vendedores.
✅ Medidas que implementei:
Adesivos de segurança lacrados nas embalagens com aviso: "Se este lacre for violado, não há direito à devolução "Política de devolução visível no anúncio e nota fiscal, com até 40% de taxa de reestocagem para produtos danificados ou usados
Reforço visual na caixa com as condições de retorno e tempo limite de 30 dias.
Desde então, as devoluções reduziram drasticamente e as poucas que recebo chegam em perfeito estado. Ainda assim, a sensação de desamparo persiste, já que não há como bloquear compradores abusivos diretamente.
Fraude em devolução de produto usado – produto artesanal sem direito à revenda
Gostaria de compartilhar uma situação frustrante que acredito ser relevante para muitos que trabalham com produtos artesanais e não reutilizáveis na Amazon.
Vendo embalagens decorativas para doces e eventos, que são produtos delicados, feitos à mão e de uso único. Recentemente, um cliente fez uma compra e alegou que o pedido chegou atrasado — no entanto, o rastreamento confirmava a entrega antes da data do evento. Mesmo assim, o cliente usou os itens, devolveu sujos, com peças faltando, e a Amazon reembolsou 100%.
Por conta da alta demanda de trabalho, não consegui abrir a contestação dentro do prazo e a Amazon recusou a apelação, apesar das evidências claras de uso indevido. O cliente possivelmente continua fazendo o mesmo com outros vendedores.
✅ Medidas que implementei:
Adesivos de segurança lacrados nas embalagens com aviso: "Se este lacre for violado, não há direito à devolução "Política de devolução visível no anúncio e nota fiscal, com até 40% de taxa de reestocagem para produtos danificados ou usados
Reforço visual na caixa com as condições de retorno e tempo limite de 30 dias.
Desde então, as devoluções reduziram drasticamente e as poucas que recebo chegam em perfeito estado. Ainda assim, a sensação de desamparo persiste, já que não há como bloquear compradores abusivos diretamente.