Alerta aos vendedores – Garantias da A a Z sendo concedidas automaticamente e sem análise
Boa tarde, colegas vendedores.
Venho compartilhar com vocês minha indignação e preocupação com o que considero um dos maiores absurdos enfrentados atualmente na plataforma: a forma como a Amazon está lidando com as Garantias da A a Z.
Tenho anos de experiência vendendo aqui e sempre enfrentei desafios com esse tipo de reivindicação, mas nos últimos tempos a situação piorou drasticamente. A impressão é de que qualquer alegação feita pelo comprador está sendo aceita automaticamente, sem a menor análise ou consideração pelas evidências que nós, vendedores, apresentamos.
Situações que tenho enfrentado (e imagino que muitos de vocês também):
O comprador diz que não gostou do produto → garantia concedida.
O pedido foi entregue com comprovante assinado → garantia concedida.
A entrega atrasou por um único dia, fora do nosso controle → garantia concedida.
O próprio comprador admite ter cadastrado o endereço errado → mesmo assim, garantia concedida.
Estamos enviando todos os documentos possíveis: rastreamento, comprovantes de entrega, prints de conversa com o cliente… e nada disso é levado em conta. As garantias são aprovadas instantaneamente, sem nem ao menos termos tempo de resposta — o que fere as próprias diretrizes da Amazon, que estabelecem prazo para defesa.
O mais grave: isso derruba o nosso ODR, coloca nossa conta em estado de risco, tira nossos produtos da buybox e impacta diretamente nas vendas. E quando pedimos suporte, a resposta é sempre a mesma: "vendam mais para melhorar o desempenho da conta". Mas como vender mais se os produtos não aparecem?
Nós, vendedores sérios e comprometidos, estamos sendo prejudicados por compradores mal-intencionados, enquanto a plataforma parece simplesmente ignorar nosso lado da história. É frustrante e, sinceramente, desmotivador.
Se você também está passando por isso, comente aqui. Precisamos trazer visibilidade para esse problema e pressionar por mudanças. Não é justo que sejamos tratados como culpados sem sequer sermos ouvidos.
Seguimos trabalhando com honestidade, mas é cada vez mais difícil manter a confiança numa plataforma que não nos dá suporte básico.
Força a todos nós. 😞🙏
Alerta aos vendedores – Garantias da A a Z sendo concedidas automaticamente e sem análise
Boa tarde, colegas vendedores.
Venho compartilhar com vocês minha indignação e preocupação com o que considero um dos maiores absurdos enfrentados atualmente na plataforma: a forma como a Amazon está lidando com as Garantias da A a Z.
Tenho anos de experiência vendendo aqui e sempre enfrentei desafios com esse tipo de reivindicação, mas nos últimos tempos a situação piorou drasticamente. A impressão é de que qualquer alegação feita pelo comprador está sendo aceita automaticamente, sem a menor análise ou consideração pelas evidências que nós, vendedores, apresentamos.
Situações que tenho enfrentado (e imagino que muitos de vocês também):
O comprador diz que não gostou do produto → garantia concedida.
O pedido foi entregue com comprovante assinado → garantia concedida.
A entrega atrasou por um único dia, fora do nosso controle → garantia concedida.
O próprio comprador admite ter cadastrado o endereço errado → mesmo assim, garantia concedida.
Estamos enviando todos os documentos possíveis: rastreamento, comprovantes de entrega, prints de conversa com o cliente… e nada disso é levado em conta. As garantias são aprovadas instantaneamente, sem nem ao menos termos tempo de resposta — o que fere as próprias diretrizes da Amazon, que estabelecem prazo para defesa.
O mais grave: isso derruba o nosso ODR, coloca nossa conta em estado de risco, tira nossos produtos da buybox e impacta diretamente nas vendas. E quando pedimos suporte, a resposta é sempre a mesma: "vendam mais para melhorar o desempenho da conta". Mas como vender mais se os produtos não aparecem?
Nós, vendedores sérios e comprometidos, estamos sendo prejudicados por compradores mal-intencionados, enquanto a plataforma parece simplesmente ignorar nosso lado da história. É frustrante e, sinceramente, desmotivador.
Se você também está passando por isso, comente aqui. Precisamos trazer visibilidade para esse problema e pressionar por mudanças. Não é justo que sejamos tratados como culpados sem sequer sermos ouvidos.
Seguimos trabalhando com honestidade, mas é cada vez mais difícil manter a confiança numa plataforma que não nos dá suporte básico.
Força a todos nós. 😞🙏
19 respostas
Seller_88eHh3stra9b1
Criei uma nova discusão sobre um caso que ocorreu comigo na semana passada que eu estou sem entender a cliente afirmou ter recebido o produto e pediu o cancelamento e mesmo assim a amazon manteve a garantia de A a Z e ainda colocou minha conta como suspeita de fraude e pediu para fazer verificação por chamada de video.
Seller_EKOMRLuP1Nuum
A Amazon está compactuando com esse tipo de golpe.
No meu caso o comprador alegou não ter recebido a compra 1 dia após ter recebido e mesmo com todas as provas da transportadora, eu saí no prejuízo.
Seller_hL2MN9XJCaTv6
Infelizmente não adianta reclamar, a Amazon é conivente com este tipo de golpe. O que interessa para eles é aparecer como a "melhor plataforma de vendas". Eles não prestam qualquer suporte, toda alegação do comprador é aceita, cobram TAXAS ALTÍSSIMAS e o prejuízo é todo nosso. Assim fica muito fácil ser "a melhor". Nossa editora tem encontrado sérios problemas com as vendas, eles simplesmente somem com nossos livros. Uma falta de respeito total conosco.
Seller_wpQ0RBGTKzF4W
Verdade, já tive vários casos assim, fiquei sem o produto e sem o valor da venda...
Não te dão nem a chance de responder antes e já concedem a garantia ao comprador.
Seller_rWOEfmDHj42ti
Boa tarde esta acontecendo a mesma coisa comigo, esta complicado trabalhar assim.
Seller_u4wqZ3kYeOlGr
comigo está acontecendo a mesma coisa 😔
O cliente recebeu o produto e dis que que garantia levam sempre a melhor e nós ficamos no prejuízo ,estou a mais de um mês com a loja bloqueada e sem receber o dinheiro retido
Seller_ubdoNsZCxKebq
Tive 2 casos recentemente de garantias concedidas no período em que os Correios tiveram problemas nas entregas. Atrasaram a entrega de alguns clientes, eles reclamaram e eu dei suporte, abri reclamação junto aos Correios e pedi que aguardassem pois infelizmente não há o que ser feito nesses casos.
Nunca tive resposta de nenhum deles, não aguardam e metem o dedo na garantia. A amazon sendo a PVTA que é, arreganha pra eles e vc recebe o prejuízo. Não adianta argumentar nada, nada será aceito. Não adianta processo pq ninguém aqui é peixe grande, somos todos peões de xadrez pra ela, descartáveis. Ela tá se lixando pra tudo isso.
Agora, aconteceu o que eu argumentei com eles na réplica das garantias. "O que vai acontecer a hora que entregarem os pedidos desses clientes Amazon? Vc tá me punindo antes do caso ser concluído e com o pedido em trânsito. Eu não vou ter direito ao seguro dos Correios, já que será entregue, vc já devolveu o $ do golpista, vou perder o produto e ainda serei punido com uma política porca e autoritária que acha que aqui é o US e vc pode confiar na índole do cidadão."
Dito e feito...todos já foram entregues e continuo com minhas métricas afetadas. Esse marketplace deles tem que acabar. Eu to saindo disso, chega de ser palhaço.
Seller_0zElG0FZYgMcP
Absurdo total! Tive que retirar meu acervo do ar por conta do número exagerado de reivindicações devido aos constantes atrasos dos correios.
Além do prejuízo, vc ainda corre o riscos de ter sua conta desativada por conta das métricas
Seller_odhHEXm3TMMxU
Verdade, estou na mesma situacao o problema é que como ultimamente entrou bastante reivindicacao na minha conta, o meu indice de estado da conta ficou muito ruim a ponto da conta ficar desativada, e mesmo com evidencias de produto foi entregue e recebido pelo cliente, a Amazon concedeu!
Pior não tem a quem recorrer