Alerta aos vendedores – Garantias da A a Z sendo concedidas automaticamente e sem análise
Boa tarde, colegas vendedores.
Venho compartilhar com vocês minha indignação e preocupação com o que considero um dos maiores absurdos enfrentados atualmente na plataforma: a forma como a Amazon está lidando com as Garantias da A a Z.
Tenho anos de experiência vendendo aqui e sempre enfrentei desafios com esse tipo de reivindicação, mas nos últimos tempos a situação piorou drasticamente. A impressão é de que qualquer alegação feita pelo comprador está sendo aceita automaticamente, sem a menor análise ou consideração pelas evidências que nós, vendedores, apresentamos.
Situações que tenho enfrentado (e imagino que muitos de vocês também):
O comprador diz que não gostou do produto → garantia concedida.
O pedido foi entregue com comprovante assinado → garantia concedida.
A entrega atrasou por um único dia, fora do nosso controle → garantia concedida.
O próprio comprador admite ter cadastrado o endereço errado → mesmo assim, garantia concedida.
Estamos enviando todos os documentos possíveis: rastreamento, comprovantes de entrega, prints de conversa com o cliente… e nada disso é levado em conta. As garantias são aprovadas instantaneamente, sem nem ao menos termos tempo de resposta — o que fere as próprias diretrizes da Amazon, que estabelecem prazo para defesa.
O mais grave: isso derruba o nosso ODR, coloca nossa conta em estado de risco, tira nossos produtos da buybox e impacta diretamente nas vendas. E quando pedimos suporte, a resposta é sempre a mesma: "vendam mais para melhorar o desempenho da conta". Mas como vender mais se os produtos não aparecem?
Nós, vendedores sérios e comprometidos, estamos sendo prejudicados por compradores mal-intencionados, enquanto a plataforma parece simplesmente ignorar nosso lado da história. É frustrante e, sinceramente, desmotivador.