Vendedor Prejudicado pela Amazon: Cliente Fica com Produto e Reembolso, Enquanto Somos Lesados em Caso de Apropriação Indébita!
Prezados,
Gostaria de relatar um caso que está causando prejuízo financeiro e afetando minha operação como vendedor. Uma cliente adquiriu um produto em minha loja, recebeu no prazo correto e, posteriormente, abriu uma reclamação alegando que o item apresentava um risco.
Entramos em contato com a cliente e solicitamos que devolvesse o produto para análise, garantindo que o reembolso seria realizado assim que o item retornasse. Geramos uma etiqueta de devolução para facilitar o processo. No entanto, a cliente não devolveu o produto e, após algum tempo, abriu uma Reivindicação A a Z. A Amazon processou o reembolso, e a cliente acabou ficando com o produto e o dinheiro.
Após a conclusão da Reivindicação, entramos em contato novamente com a cliente pela plataforma. Ela respondeu da seguinte forma:
"Olá... Até o momento eu não havia recebido nenhum comunicado sobre a troca através de email. Hoje encontrei uma mensagem dentro do aplicativo. Na época da compra, eu entrei em contato com a Amazon e um atendente me informou que resolveriam o problema sem que eu precisasse entrar em contato com o vendedor. Eu simplesmente segui as orientações que recebi. Nessa orientação ele disse que não seria necessário devolver o produto. Hoje no segundo contato com a Amazon, procurando obter informações do processo, foi que encontrei a mensagem sobre a devolução. Eu já me desfiz do produto. Segundo a orientação do atendente, eu não precisaria devolver. Agora eu acredito que vão resolver o assunto, ao menos foi o que me informou a atendente de hoje."
Essa situação é inaceitável. A cliente afirma ter se desfeito do produto, o que é altamente improvável, já que o problema alegado era apenas um risco. É mais plausível que ela tenha ficado com o item e, ainda assim, recebeu o dinheiro de volta.
Além disso, a orientação dada pela Amazon à cliente para que ela não devolvesse o produto vai contra as próprias políticas da empresa e enquadra-se no Artigo 168 do Código Penal Brasileiro (apropriação indébita). Recorremos à Amazon apresentando todas as provas, incluindo a tentativa de devolução e a mensagem da cliente, mas nosso recurso foi negado.
Pergunto: como ficamos nessa situação? Somos deixados no prejuízo, enquanto a cliente usufrui do produto e do reembolso. Exijo uma solução justa: que meu produto seja devolvido ou que o valor correspondente seja ressarcido à minha conta.
Agradeço pela atenção e aguardo um posicionamento.
Atenciosamente,
Mundo das Necessidades
Vendedor Prejudicado pela Amazon: Cliente Fica com Produto e Reembolso, Enquanto Somos Lesados em Caso de Apropriação Indébita!
Prezados,
Gostaria de relatar um caso que está causando prejuízo financeiro e afetando minha operação como vendedor. Uma cliente adquiriu um produto em minha loja, recebeu no prazo correto e, posteriormente, abriu uma reclamação alegando que o item apresentava um risco.
Entramos em contato com a cliente e solicitamos que devolvesse o produto para análise, garantindo que o reembolso seria realizado assim que o item retornasse. Geramos uma etiqueta de devolução para facilitar o processo. No entanto, a cliente não devolveu o produto e, após algum tempo, abriu uma Reivindicação A a Z. A Amazon processou o reembolso, e a cliente acabou ficando com o produto e o dinheiro.
Após a conclusão da Reivindicação, entramos em contato novamente com a cliente pela plataforma. Ela respondeu da seguinte forma:
"Olá... Até o momento eu não havia recebido nenhum comunicado sobre a troca através de email. Hoje encontrei uma mensagem dentro do aplicativo. Na época da compra, eu entrei em contato com a Amazon e um atendente me informou que resolveriam o problema sem que eu precisasse entrar em contato com o vendedor. Eu simplesmente segui as orientações que recebi. Nessa orientação ele disse que não seria necessário devolver o produto. Hoje no segundo contato com a Amazon, procurando obter informações do processo, foi que encontrei a mensagem sobre a devolução. Eu já me desfiz do produto. Segundo a orientação do atendente, eu não precisaria devolver. Agora eu acredito que vão resolver o assunto, ao menos foi o que me informou a atendente de hoje."
Essa situação é inaceitável. A cliente afirma ter se desfeito do produto, o que é altamente improvável, já que o problema alegado era apenas um risco. É mais plausível que ela tenha ficado com o item e, ainda assim, recebeu o dinheiro de volta.
Além disso, a orientação dada pela Amazon à cliente para que ela não devolvesse o produto vai contra as próprias políticas da empresa e enquadra-se no Artigo 168 do Código Penal Brasileiro (apropriação indébita). Recorremos à Amazon apresentando todas as provas, incluindo a tentativa de devolução e a mensagem da cliente, mas nosso recurso foi negado.
Pergunto: como ficamos nessa situação? Somos deixados no prejuízo, enquanto a cliente usufrui do produto e do reembolso. Exijo uma solução justa: que meu produto seja devolvido ou que o valor correspondente seja ressarcido à minha conta.
Agradeço pela atenção e aguardo um posicionamento.
Atenciosamente,
Mundo das Necessidades