Problemas graves com extravio de produtos em envio FBA — sem solução do suporte
Olá, parceiros,
Gostaria de relatar uma situação extremamente preocupante que venho enfrentando com um envio FBA recente, na esperança de trocar experiências e, quem sabe, obter alguma orientação ou visibilidade adicional por parte da Amazon.
Enviei uma caixa FBA com todos os documentos e etiquetagens corretamente, contendo dezenas de unidades de produtos, devidamente registrados na nota fiscal. A caixa foi entregue normalmente no centro de distribuição de Cajamar/SP, com peso compatível com os itens enviados (5kg), e mesmo assim apenas uma única unidade foi dada como recebida.
A Amazon marcou o caso como “investigação concluída” no ID 17878705591, afirmando que os itens não foram recebidos, o que é incompatível com todos os dados logísticos e fiscais fornecidos. O prejuízo para minha operação ultrapassa R$ 10 mil o que é inaceitável para qualquer negócio, ainda mais considerando as margens apertadas do e-commerce. Sinceramente, não sei se to indignado ou desesperado, é muita sacanagem. Trabalhamos para no melhor cenário ter 10% de lucro, isso acaba com o mais de um mês de trabalho meu, por erro da amazon.
Já abri casos, reforcei a contestação, apresentei documentos, rastreamento, e até o momento não obtive retorno conclusivo por parte do suporte. Estou extremamente frustrado com a falta de transparência e responsabilidade.
Alguém já passou por algo semelhante e conseguiu resolver? Há algum canal alternativo para tratar casos assim com mais seriedade?
Agradeço desde já qualquer dica ou orientação.
Problemas graves com extravio de produtos em envio FBA — sem solução do suporte
Olá, parceiros,
Gostaria de relatar uma situação extremamente preocupante que venho enfrentando com um envio FBA recente, na esperança de trocar experiências e, quem sabe, obter alguma orientação ou visibilidade adicional por parte da Amazon.
Enviei uma caixa FBA com todos os documentos e etiquetagens corretamente, contendo dezenas de unidades de produtos, devidamente registrados na nota fiscal. A caixa foi entregue normalmente no centro de distribuição de Cajamar/SP, com peso compatível com os itens enviados (5kg), e mesmo assim apenas uma única unidade foi dada como recebida.
A Amazon marcou o caso como “investigação concluída” no ID 17878705591, afirmando que os itens não foram recebidos, o que é incompatível com todos os dados logísticos e fiscais fornecidos. O prejuízo para minha operação ultrapassa R$ 10 mil o que é inaceitável para qualquer negócio, ainda mais considerando as margens apertadas do e-commerce. Sinceramente, não sei se to indignado ou desesperado, é muita sacanagem. Trabalhamos para no melhor cenário ter 10% de lucro, isso acaba com o mais de um mês de trabalho meu, por erro da amazon.
Já abri casos, reforcei a contestação, apresentei documentos, rastreamento, e até o momento não obtive retorno conclusivo por parte do suporte. Estou extremamente frustrado com a falta de transparência e responsabilidade.
Alguém já passou por algo semelhante e conseguiu resolver? Há algum canal alternativo para tratar casos assim com mais seriedade?
Agradeço desde já qualquer dica ou orientação.
7 respostas
Seller_5eganDOdTkY4O
Olá,
Estou com o mesmo problema! A Amazon também perdeu unidades de 2 produtos meus e até agora só me enrolaram, nenhuma resolução.
Pode parecer até piada, massss, um desses 2 produtos a Amazon localizou MAIS unidades do que enviei, porém no meu estoque adicionaram MENOS do que eu enviei. Também deram o caso como "resolvido", mesmo que na página de detalhes da remessa ainda tenha uma tarja amarela constando a discrepância e solicitando informações para a resolução do caso.
Já enviei as informações e documentos 3 vezes, mas, toda vez que entro em contato com o suporte me pedem tuuuudo de novo (mas não olham nada). Ontem mesmo, entrei em contato com o suporte para falar sobre isso -novamente- e a atendente, além de ter encerrado o atendimento na minha cara, me pediu por e-mail essas informações -novamente-. Pois tu acredita que a resposta que recebi após enviar tudo foi que, se eu quiser liberar uma marca tenho que solicitar aprovação... NADA HAVER COM O ASSUNTO TRATADO!
Já vi outros sellers falando que só conseguiram resolver seus problemas entrando com ação judicial, e pelo andar da carruagem, estou vendo que só desse jeito mesmo.
Seller_QNu9h7N0wmMYl
Atualização sobre o caso, sério cansado de falar com esses caras. baita falta de respeito :
Saudações da Fulfillment by Amazon,
Meu nome é Sai Kumar, faço parte da equipe de liderança. Analisei a investigação sobre o envio FBA18X41P4PF e achei que ela era precisa.
Quando recebemos envios com discrepâncias de quantidade, iniciamos automaticamente uma análise dos produtos em seu nome. Como parte dessa análise, realizamos uma segunda contagem física para reconfirmar a quantidade de produtos recebidos. Os produtos recebem a marcação “Investigação concluída; conteúdo do envio contado e confirmado” ao concluirmos a análise.
Realizamos uma verificação adicional em resposta à sua solicitação. Não temos registro do recebimento dos seguintes produtos esperados:
X004NAXVTV/ -22
X004NAXTA7/ -6
Seller_QNu9h7N0wmMYl
Depois desta posição final da amazon "APARECERAM" do NADA 10 unidades do produto, abri um novo chamado questionando o fato da investigação ser uma bela porcaria rs o atendente parece que se deu ao trabalho de ler o histórico e na hora me reembolsou o restante. Agora o problema virou o seguinte: os itens que eles acharam não entram em estoque rsrsrssr tem que rir pra não chorar, estou com outro chamado pra isso e nada.
Pra piorar, outro envio deu problema e ta acontecendo a mesma novela...30 itens (100 reais cada aproximadamente), só deram entrada em 1. Mandei NF, agora pedem comprovante de envio (todas as caixas foram entregues, o que o papel da transportadora auxilia???). Ta virando um stress isso que desanima.
Seller_NV1LgvQ35zAO0
Boa noite, estou exatamente com o mesmo problema, também no centro de distribuições de Cajamar. Tudo igualzinho, já abri diversos chamados, enviei NFs, diversos comprovantes e a resposta é sempre a mesma, " já verificamos e não foi localizado". Resposta identica ao do Sai Kumar que escreveu no corpo deste tópico. Ele não escreveu estas palavras, mas copiou e colou de um script, pois é letra a letra identica as diversas que já recebi. Tenho 5 casos semelhantes, e alguns que nem abri pois sumiram "apenas 1 ou 2 itens"s, então já até havia colocado a grave falha da operação da Amazon em minha planilha de custos, mas nesta semana ele finalizaram o recebimento de uma caixa que tinha 61 produtos, identificando apenas 7. E o detalhe eu mesmo fecho a caixa, não é um prep center, não é um funcionário da empresa. Eu mesmo fecho exatamente para não ter risco, mas aí de forma inacreditável 54 unidades em 61 somem? Até tolero se sumissse uma ou duas (apesar de não fazer nenhum sentido para uma das maiores empresas do mundo), mas 54 em 61 é simplemente inacreditável. Já tinha tomado a decisão de passar a gravar todo o processo de fechamento das caixas (vejo isso como humilhante para a Amazon, um vendor ter que chegar a este ponto), mas infelizmente a referida caixa de 61 itens foi a última que enviei antes de tomar a decisão de gravar o fechamento da caixa. No meu caso foi um prejuízo de 3.500 reais. Agora se você ler o forum existem dezenas, se não centenas de casos semelhantes sendo reportados. Será que isso não é o indício que há algo errado? Não tomam uma providência? Eu não consigo acreditar que esteja havendo desvio de produtos dentro da operação ou durante o transporte, mas não consigo achar outra explicação.