Pedidos devolvidos por falha de logística FBA estão gerando prejuízo – bug no sistema?
Estou sendo cobrado por "reembolsos" de pedidos FBA cujos motivos foram:
- Endereço de entrega indisponível;
- Pedido não recebido;
- Entrega recusada; e
- Promessa de logística não cumprida.
Nestes casos, os produtos foram devolvidos ao estoque e estão disponíveis para nova venda. No entanto, a Amazon está debitando tarifas de venda como se o produto tivesse sido entregue ou devolvido por arrependimento, o que não se aplica.
Sei que há uma tarifa administrativa cobrada pela Amazon, mas em muitos desses pedidos percebo descontos superiores ao previsto, o que acaba gerando prejuízo para minha loja.
Como a entrega é de responsabilidade da Amazon no programa FBA, essas cobranças não deveriam ser tratadas como reembolso ou devolução, conforme descrito na própria Política de Devoluções de Produtos do FBA – Logística da Amazon.
Além disso, ao gerar o relatório de reembolsos, percebo que muitos pedidos com os motivos mencionados anteriormente (como “endereço de entrega indisponível”) simplesmente não aparecem no relatório, o que indica uma possível falha no sistema.
Conversando com outros vendedores, soube que muitos já enfrentaram esse mesmo problema, que posteriormente cessou de forma repentina, reforçando a impressão de que se trata de uma falha pontual ou sistêmica.
Já abri diversos chamados sobre o assunto, mas eles são constantemente transferidos para a equipe interna da Amazon, sem que haja uma resolução efetiva do problema até o momento.
Pedidos devolvidos por falha de logística FBA estão gerando prejuízo – bug no sistema?
Estou sendo cobrado por "reembolsos" de pedidos FBA cujos motivos foram:
- Endereço de entrega indisponível;
- Pedido não recebido;
- Entrega recusada; e
- Promessa de logística não cumprida.
Nestes casos, os produtos foram devolvidos ao estoque e estão disponíveis para nova venda. No entanto, a Amazon está debitando tarifas de venda como se o produto tivesse sido entregue ou devolvido por arrependimento, o que não se aplica.
Sei que há uma tarifa administrativa cobrada pela Amazon, mas em muitos desses pedidos percebo descontos superiores ao previsto, o que acaba gerando prejuízo para minha loja.
Como a entrega é de responsabilidade da Amazon no programa FBA, essas cobranças não deveriam ser tratadas como reembolso ou devolução, conforme descrito na própria Política de Devoluções de Produtos do FBA – Logística da Amazon.
Além disso, ao gerar o relatório de reembolsos, percebo que muitos pedidos com os motivos mencionados anteriormente (como “endereço de entrega indisponível”) simplesmente não aparecem no relatório, o que indica uma possível falha no sistema.
Conversando com outros vendedores, soube que muitos já enfrentaram esse mesmo problema, que posteriormente cessou de forma repentina, reforçando a impressão de que se trata de uma falha pontual ou sistêmica.
Já abri diversos chamados sobre o assunto, mas eles são constantemente transferidos para a equipe interna da Amazon, sem que haja uma resolução efetiva do problema até o momento.
3 respostas
Larissa_Amazon
Oi @Seller_4qmcOKu6txHEY! Entendo sua preocupação com os reembolsos e taxas cobradas indevidamente em casos de falhas logísticas do FBA. Para investigar esses casos específicos e verificar os descontos, você tem um case ID recente aberto com o Suporte ao Vendedor (SPS) que poderia me informar?
Larissa 🌸