Concorrência desleal da Amazon em meus ASINs em menos de 30 dias
Venho registrar uma reclamação formal sobre uma situação grave de concorrência desleal dentro do próprio marketplace da Amazon.
Em menos de 30 dias, a Amazon passou a concorrer diretamente em 3 ASINs do meu catálogo:
B004OUN1PS
B004LQMNWC
B0B2JCY3TV
Esses produtos nunca tiveram histórico de venda direta pela Amazon e sempre foram vendidos exclusivamente por vendedores do marketplace.
Antes disso, enfrentei por cerca de 6 meses falhas recorrentes no modelo DBA (Delivery by Amazon), com mais de 200 produtos solicitados para coleta, porém a transportadora não realizava a coleta, enquanto o sistema da Amazon permanecia como “aguardando coleta”, sem solução efetiva.
Diante da ausência de correção no DBA, migrei para o FBA buscando estabilidade operacional. No entanto, logo após a migração, a Amazon passou a entrar como vendedora direta exatamente nos meus produtos, em um intervalo extremamente curto.
Essa sequência de fatos levanta sérias dúvidas sobre a isonomia e a lealdade concorrencial, tornando a operação inviável para o vendedor.
Solicito esclarecimentos formais e revisão dessa prática.
Concorrência desleal da Amazon em meus ASINs em menos de 30 dias
Venho registrar uma reclamação formal sobre uma situação grave de concorrência desleal dentro do próprio marketplace da Amazon.
Em menos de 30 dias, a Amazon passou a concorrer diretamente em 3 ASINs do meu catálogo:
B004OUN1PS
B004LQMNWC
B0B2JCY3TV
Esses produtos nunca tiveram histórico de venda direta pela Amazon e sempre foram vendidos exclusivamente por vendedores do marketplace.
Antes disso, enfrentei por cerca de 6 meses falhas recorrentes no modelo DBA (Delivery by Amazon), com mais de 200 produtos solicitados para coleta, porém a transportadora não realizava a coleta, enquanto o sistema da Amazon permanecia como “aguardando coleta”, sem solução efetiva.
Diante da ausência de correção no DBA, migrei para o FBA buscando estabilidade operacional. No entanto, logo após a migração, a Amazon passou a entrar como vendedora direta exatamente nos meus produtos, em um intervalo extremamente curto.
Essa sequência de fatos levanta sérias dúvidas sobre a isonomia e a lealdade concorrencial, tornando a operação inviável para o vendedor.
Solicito esclarecimentos formais e revisão dessa prática.
12 replies
Seller_0ROuUGURGQnIL
uma dica para sair da concorrencia é fazer kits, tipo 3,4 ou 5 o cliente compra mais e sai no beneficio
Seller_YHdLf2c4BhMLG
Você e o dono da marca ? O q acontece e q a Amazon compra direto do fabricante, aí fica difícil concorrer.
Seller_5TQQVGMCiUsd9
Essa é uma prática da Amazon globalmente, eles utilizam o DBA e o FBA justamente para "testarem" os produtos que vendem, e quando arrumam um contrato com o fabricante que possibilite venderem mais barato, eles tomam conta dos ASINs, e até mesmo em vezes que eles têm o maior preço, aparecem em destaque, e fica inviável vender
Seller_EKOMRLuP1Nuum
Isso acontece com todos os produtos que vendem. A Amazon é nosso maior concorrente.
Mas o pior, é que se o nosso produto tem o valor menor, o da Amazon, mesmo com o valor maior fica sempre em destaque.
Seller_niafMncIlG7J9
Eles usam as informações de (nossas) vendas para testar os produtos, e quando percebem que tem potencial, logo eles estão vendendo.
Além de talvez comprar em maior quantidade/menor preço, ainda na teoria eles não "pagam a si mesmo" a taxa de uso do site, injusto parece pouco para descrever isso.
E para finalizar, ainda tem precificação automática predadora, eu já testei um produto de 2.2k e fui diminuindo até chegar 1.7k, e a cada mudança, não dava 10 minutos e a Amazon estava lá vendendo "mais barato" e sempre aparecendo na buybox...
Seller_jKhk82dgJORCD
Merece levar um processo... Por isso decidi nem começar a investir aqui...
Seller_OlGPgLqshurkw
A Amazon nos usa apenas para subir e validar os produtos. Eu mesma já tive vários anúncios que eu mesma criei e ela tomou. Eu não sou nada nesse universo, mas isso na minha opinião não é apenas desleal é criminoso!