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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Recall de produtos

Como a Amazon é notificada sobre recalls?

Qualquer produto sujeito a recall (pelo fabricante, proprietário da marca ou órgão regulador do governo) tem sua venda proibida na Amazon. As diretrizes a seguir têm como objetivo fornecer aos vendedores uma visão geral do processo de recall de produtos.

  • Recalls anunciados pelo órgão regulador

    Órgãos reguladores (por exemplo, Anvisa, Senacon, INMETRO, MAPA etc.) normalmente em cooperação com o fabricante (entidade de recalls) anunciam os recalls. Cada órgão regulador mantém principalmente anúncios públicos de recalls e um registro de recalls anteriores em seus sites. Os anúncios nesses sites incluem o nome do produto (informações de identificação), a natureza do problema do produto, o escopo do produto afetado e a correção do cliente.

  • Recalls orientados pelo fabricante

    Neste tipo de recall o fabricante, proprietário da marca ou fornecedor notifica diretamente os varejistas e outros parceiros da cadeia de fornecimento sobre o problema do produto antes do envolvimento do órgão regulador ou, em alguns casos, sem envolvê-lo por completo. Nesses casos o fabricante pode optar por criar sua própria página com detalhes sobre esse problema ou não.

O que acontece depois que um recall é anunciado?

Depois do anúncio do recall de um produto (orientado pelo órgão regulador ou fabricante):

  • A Amazon suprime todas as ofertas impactadas pelo recall.
  • A Amazon notifica todos os clientes anteriores do recall anunciado publicamente. Retiradas do mercado são tratadas caso a caso quando a política ou a lei exige mensagens.
  • Proprietários do inventário começam a remover o inventário (vendedores do programa Enviado pela Amazon).
  • A remoção de inventário é concluída.
  • Proprietários de inventário (vendedores do programa Enviado pela Amazon) e vendedores terceirizados enviam uma Carta de conformidade para o Suporte ao vendedor via Fale conosco.
  • A Segurança de produto da Amazon verifica se todos os proprietários de inventário removeram o inventário e, se a Carta de conformidade atender aos padrões mínimos (consulte a Carta de conformidade abaixo), a Segurança de produto da Amazon reativará o produto.

O que devo fazer como vendedor de produtos colocados em recall na Amazon?

  • Você é responsável pelos produtos que publica na Amazon. Se um dos produtos que você oferece para venda for colocado em recall, será sua responsabilidade obedecer às nossas políticas e às leis aplicáveis. Revise suas ofertas e notifique a Amazon sobre produtos colocados em recall fornecendo as seguintes informações:
    • Motivo do recall
    • Códigos ASIN/Títulos de produtos afetados
    • Data em que o fabricante iniciou a distribuição do produto em recall
    • Sites afetados pelo recall
    • Comunicações já enviadas aos clientes sobre o recall
    • Disposição do inventário (devolução ou destruição), se aplicável
    • Em caso de devolução, um endereço de devolução e número de autorização (se necessário)
    • Anexe documentos relevantes
    • Adicione seu endereço de e-mail
    • Adicione suas informações de contato
    • Insira listas em um parágrafo
    • Não use listas ordenadas (numeradas) nos conceitos, a menos que sua lista tenha uma ordem lógica ou classificação que não possa mudar
  • Remova todo o inventário do produto em recall, independentemente do código do lote, data do lote, data de validade, número de série ou outro identificador.
  • Você deve coordenar e responder a todas as comunicações dos órgãos reguladores que entrem em contato sobre os produtos em recall.
  • Não envie nenhum pedido pendente deste produto você mesmo. A republicação de produtos impactados por um recall no site da Amazon resultará na remoção de suas prerrogativas de venda.

Como meus clientes saberão se compraram um produto retirado do mercado?

Se você for um vendedor do programa Enviado pela Amazon, todos os pedidos pendentes de cliente referentes a produtos em recall serão cancelados, e os clientes serão notificados.

Clientes que compraram o produto afetado anteriormente pelo site da Amazon receberão uma notificação sobre o recall, incluindo um link para o aviso de recall que contém instruções sobre o que fazer com o produto afetado.

Como faço para republicar meu produto após um recall?

Você já deve ter recebido um link para uma URL em um e-mail da equipe de Segurança e Conformidade de Produtos Globais da Amazon. Este recurso ajudará você a identificar as unidades retiradas para que você possa trabalhar com o fabricante na solução.

Depois de remover seu inventário, entre em contato com o Suporte ao vendedor e forneça a eles uma Carta de conformidade. A carta deve conter as informações mínimas a seguir:

  • Deve ser do fabricante, em papel timbrado do fabricante e assinado por um titular relevante.
  • Breve declaração (uma a duas frases) sobre o motivo do recall.
  • Identificação do código ASIN (número de identificação padrão da Amazon) e do produto solicitado para reativação.
  • Como o inventário atual/recebido não está sujeito ao recall e está em conformidade com todos os padrões normativos.
  • Deve ser enviado em formato PDF ou Word.
  • Assim que seu inventário for liberado e uma carta de conformidade for recebida, os produtos poderão ser reativados para venda no site da Amazon. Observe que a reativação poderá ser atrasada até que todo o inventário retirado seja removido dos centros de distribuição da Amazon.

Fluxo do processo de recall

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