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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Sobre o Gerenciador de avaliações

Nota: As informações de contato do cliente são passadas aos vendedores apenas para fins de envio de um pedido. Outras comunicações com clientes devem ser feitas por meio do Sistema de comunicação entre cliente e vendedor. Isso garante que o e-mail não receba spam e tentativas de phishing. Também mantemos uma cópia de todas as correspondências para proteger clientes e vendedores.

Para obter mais informações, acesse Comunicar-se com clientes usando o Sistema de comunicação entre cliente e vendedor

Uma classificação de avaliações alta é uma parte importante do sucesso como vendedor da Amazon. Clientes leem as classificações de avaliações para decidir se devem ou não comprar de um vendedor. Se você receber uma avaliação negativa, é importante determinar rapidamente a causa do problema e tentar resolvê-lo.

A importância da avaliação

Clientes podem enviar apenas um comentário de avaliação por pedido. O link para deixar uma avaliação do vendedor está no site principal da Amazon, na página Seus pedidos em Sua conta, e fica disponível aos clientes três dias após a confirmação do pedido.

Para resolver problemas, procure saber a causa principal da avaliação negativa, esclareça as preocupações do cliente e melhore seus processos e políticas. Para dicas sobre como solicitar e gerenciar avaliações, acesse Práticas recomendadas para manter avaliações e classificações positivas.

O que significam as classificações

Para deixar uma avaliação, o cliente precisa usar o sistema de classificação de 5 estrelas:

  • Avaliação positiva: 4 ou 5 estrelas
  • Avaliação neutra: 3 estrelas
  • Avaliação negativa: 1 ou 2 estrelas

As porcentagens de avaliação são arredondadas para o número inteiro mais próximo; portanto, o total pode chegar a 99% em vez de 100%. Por exemplo, se um vendedor tiver 1.001 avaliações positivas, 15 neutras e 4 negativas, em um total de 1.020, as porcentagens aparecerão como 98% (arredondada de 0,981), 1% (arredondada de 0,014) e 0% (arredondada de 0,003), totalizando 99%.

O cálculo da sua pontuação de avaliação se baseia no seguinte método:

SOMA (avaliações positivas) / SOMA (todas as avaliações) das avaliações deixadas nos últimos 30 dias, 90 dias, 365 dias e período ilimitado.

Por exemplo, suponha que você tem as seguintes pontuações de avaliação:

Avaliação 5 4 3 2 1
Classificações por avaliação 55 35 5 3 2

  1. Total de avaliações positivas = 90
  2. Total de todas as avaliações (1 a 5) = 100
  3. Divida as avaliações positivas por todas as avaliações
  4. Pontuação da avaliação = 90,0%

Reunimos suas avaliações em intervalos de 30 dias, 90 dias, 365 dias e período ilimitado. Com o tempo, sua classificação agregada e seu percentual de avaliações positivas mudarão de acordo com a evolução de suas avaliações ao longo de cada intervalo.

Como as classificações são exibidas para os clientes

Se você tiver mais de 10 avaliações nos últimos 12 meses, os clientes verão sua classificação de avaliações para esses 12 meses e o total de classificações em período ilimitado no seguinte formato na página de ofertas:

XX% positivas nos 12 meses mais recentes. (total de classificações para AAAA).

Se você tiver menos de 10 avaliações nos 12 meses anteriores, ou se todas as suas avaliações forem do ano anterior, os clientes verão sua classificação de avaliações e o total de classificações em período ilimitado no seguinte formato na página de ofertas:

XX% positivas. (total de classificações para AAAA).

Entendendo o Gerenciador de avaliações

O Gerenciador de avaliações consiste em duas tabelas:

A tabela Classificação de avaliações mostra sua classificação de avaliações nos 12 meses mais recentes, com as porcentagens e as contagens de avaliações reais correspondentes para 30 dias, 90 dias, 365 dias e período ilimitado.

A tabela Avaliação recente é ordenada pela data em que a avaliação foi recebida e exibe a avaliação real com a ID do pedido e a classificação associadas.

Em Avaliação recente, é possível fazer o seguinte:

  • Visualizar comentários de avaliação.
  • Publicar uma resposta pública.
  • Entrar em contato com clientes.
  • Solicitar remoção de avaliações incorretas (em determinados casos).

Se você deseja falar com um cliente sobre um pedido ou uma dúvida, entre em contato diretamente com ele usando os modelos do Sistema de comunicação entre cliente e vendedor. Para obter mais informações, acesse Modelos de e-mail para o Sistema de comunicação entre cliente e vendedor.

Importante: Os clientes têm 90 dias para deixar avaliações e 60 dias para removê-las. A Amazon remove avaliações apenas quando elas se enquadram nos critérios especificados em nossa política. Para obter mais informações, acesse A Amazon pode remover avaliações de clientes?

A tabela Visualizar avaliações atuais exibe a avaliação real e classificações adicionais dos clientes, incluindo as respostas diretas a três perguntas sobre o atendimento prestado durante o pedido:

  • Chegou no prazo
  • Item corresponde à descrição
  • Atendimento ao cliente

Veja essas respostas clicando na opção Detalhes da avaliação que deseja exibir.

Em Visualizar avaliações atuais é possível fazer o seguinte:

  • Fazer download de um relatório com todas as avaliações neutras e negativas.
  • Visualizar o pedido relacionado a cada classificação de avaliações.

Os clientes têm 90 dias para deixar avaliações e 60 dias para removê-las. A Amazon removerá avaliações apenas quando elas se enquadrarem nos critérios especificados em nossa política.

Avaliações incorretas

Se um cliente cometer um erro ao enviar uma avaliação, você não poderá editá-la, mas o cliente poderá removê-la.

Para obter mais informações sobre nossas diretrizes e políticas de remoção de avaliações, acesse A Amazon pode remover avaliações que recebi?


Sobre o Gerenciador de avaliações


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