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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

A Amazon pode remover avaliações que recebi?

Como regra geral, a Amazon não remove avaliações de clientes, mesmo que sejam injustas ou que o problema tenha sido resolvido. Para obter mais informações sobre como resolver e responder a avaliações de clientes, acesse Sobre o Gerenciador de avaliações.

Entretanto há algumas situações em que a Amazon remove ou risca avaliações de clientes. Nesses casos, se sua solicitação for concedida, o impacto da avaliação será removido de sua classificação de avaliações e, por consequência, de seu Índice de pedidos com problemas.

A Amazon removerá avaliações apenas nos seguintes casos:

  • A avaliação inclui termos normalmente considerados obscenos ou profanos.
  • A avaliação inclui informações de identificação pessoal específicas do vendedor, como endereços de e-mail, nomes completos ou números de telefone.
  • O comentário inteiro é uma avaliação do produto. Por exemplo:
    O Acme Super-Widget não tem a precisão e a velocidade do Acme Ultra Widget.

    Entretanto, se o comentário contiver uma avaliação do produto e do seu serviço, não removeremos a avaliação. Por exemplo:

    O serviço de envio do vendedor foi muito lento, e o Acme Super-Widget não tem a precisão e a velocidade do Acme Ultra Widget.
Nota: As informações de contato do cliente são passadas aos vendedores apenas para fins de envio de um pedido. Outras comunicações com clientes devem ser feitas por meio do Sistema de comunicação entre cliente e vendedor. Isso garante que o e-mail não receba spam e tentativas de phishing. Também mantemos uma cópia de todas as correspondências para proteger clientes e vendedores.

A Amazon riscará o texto da avaliação no seguintes casos:

  • O comentário inteiro se refere ao serviço de envio ou ao atendimento ao cliente relacionado a um pedido do programa FBA - Logística da Amazon. As avaliações analisadas e determinadas como relacionadas explicitamente ao serviço de envio e ao atendimento ao cliente referente a um pedido do programa FBA - Logística da Amazon não serão removidas, mas será incluída a seguinte afirmação na classificação do cliente:
  • Este produto foi enviado com o programa FBA - Logística da Amazon, e assumimos a responsabilidade pela experiência de logística neste caso.

Sugerimos que você trabalhe em conjunto com os clientes para resolver as avaliações negativas. A partir da data de envio da avaliação, os clientes têm até 60 dias corridos para atualizar as avaliações que fizeram sobre uma compra. Isso é possível apenas uma vez por transação.

Se você acredita que a avaliação que recebeu atende a qualquer um dos critérios para remoção contidos acima, use a opção Fale conosco para solicitar a remoção. Para obter mais informações, acesse Sobre o Gerenciador de avaliações.

Nota: Solicitações de remoção devem ser feitas em até 90 dias após o envio da avaliação. O sistema impede a remoção de avaliações após esse período.

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