O Índice de envios com rastreamento válido mede a frequência com que você usa números de rastreamento válidos nos pedidos com envio pelo vendedor. Os clientes da Amazon contam com o número de rastreamento para localizar seus pedidos e saber a data prevista para recebimento. O Índice de envios com rastreamento válido é uma métrica de desempenho que reflete essas expectativas. Esta página fornece informações sobre o cálculo e os requisitos de desempenho desse índice. Se enviar pedidos de fora do país, você também deverá estar em conformidade com a política mencionada nas seções Política do Índice de envios com rastreamento enviados diretamente da China e a Política do Índice de envios com rastreamento válido para produtos enviados de fora do país.
Para encontrar o seu Índice de envios com rastreamento válido, no menu Desempenho, clique em Estado da conta e procure pela seção Desempenho de envio. Você deve atingir 95% no Índice de envios com rastreamento válido em seus envios pela Amazon.com.br em um período contínuo de 30 dias. Mediremos o Índice de envios com rastreamento válido para pacotes sem FBA - Logística da Amazon no nível da categoria. Apenas mediremos o Índice de envios com rastreamento válido para envios domésticos enviados por transportadoras integradas (consulte a próxima seção para ver a lista de transportadoras integradas).
Durante a confirmação do envio de todos os pedidos com envio pelo vendedor, é obrigatório fornecer:
Essa métrica é calculada com base no número de pedidos enviados com um número de rastreamento válido dividido pelo número total de pedidos enviados e confirmados em um período de 30 dias. Exibimos o Índice de envios com rastreamento válido como uma porcentagem.
Por exemplo, se você confirmasse o envio de 200 pacotes sem isenção e 190 deles tivessem um número de rastreamento válido, seu Índice de envios com rastreamento válido seria de 95% (190 ÷ 200 = 0,95 ou 95%).
Os seguintes itens não estão incluídos no cálculo do Índice de envios com rastreamento válido:
Para reduzir os contatos dos clientes e melhorar as classificações de avaliações do vendedor, recomendamos usar as transportadoras listadas abaixo. Essas transportadoras fornecem status de rastreamento em tempo real à Amazon e são integradas para envios domésticos:
Se você enviar produtos diretamente da China, deverá atender aos seguintes requisitos:
É obrigatório inserir o nome da transportadora correto e o número de rastreamento válido. Fornecer detalhes para possibilitar o rastreamento do envio melhora a experiência do cliente e contribui para a satisfação geral do cliente.
É obrigatório o uso de transportadoras integradas à Amazon. No momento, as informações de rastreamento estão disponíveis para as seguintes transportadoras:
Se você enviar produtos diretamente de fora do país, forneça um número de rastreamento válido para eles.
É obrigatório inserir o nome da transportadora correto e o número de rastreamento válido. Fornecer detalhes para possibilitar o rastreamento do envio melhora a experiência do cliente e contribui para a satisfação geral do cliente.
É obrigatório o uso de transportadoras integradas à Amazon. No momento, as informações de rastreamento estão disponíveis para as seguintes transportadoras:
Para visualizar seu Índice de envios com rastreamento válido:
Para fazer download do relatório de defeitos do Índice de envios com rastreamento válido:
Aguarde 72 horas para o relatório e as métricas refletirem atualizações.
Você pode alterar as informações de rastreamento do pedido antes da data de entrega. Para fazer isso, faça o seguinte:
Aguarde 72 horas para o relatório e as métricas refletirem as alterações.
Para o número de rastreamento, verifique se:
Para o nome da transportadora, verifique se:
Para confirmação e atualização do envio, certifique-se de confirmar/atualizar as informações de rastreamento antes que o pacote seja entregue. Se as informações de rastreamento forem confirmadas/atualizadas após a entrega do pacote, isso significa que o cliente não conseguiu rastrear o pedido. Isso não é útil para o cliente, e o pedido não será contado em sua métrica do Índice de envios com rastreamento válido.
A partir de 9 de agosto de 2021, os vendedores deverão manter um Índice de envios com rastreamento válido igual ou superior a 95%. Um Índice abaixo de 95% em uma categoria de produto pode resultar em restrições na sua capacidade de vender produtos daquela categoria sem o FBA - Logística da Amazon. Envie um plano de ação para op-pso-vtr-appeals@amazon.br para solicitar a restauração de sua qualificação para a categoria afetada.