Vender na Amazon Acessar
Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Processamento de solicitações de devolução

Você pode adotar várias ações mediante solicitações de devolução na ferramenta Gerenciar devoluções.

Autorizar solicitação

Examine a solicitação e autorize o cliente a devolver o produto. Você pode revisar múltiplas solicitações de devolução ao mesmo tempo selecionando as que você deseja ver e escolhendo “Autorizar todas as devoluções selecionadas” no menu suspenso ao topo da página Gerenciar devoluções.

Você pode atualizar as configurações para receber e-mails de solicitações de devolução com links para Autorizar, Fechar ou Responder, e ainda deixar que a Amazon autorize automaticamente as solicitações de devolução. Pode ser necessário automatizar as devoluções se por algum motivo você não estiver na empresa.

Mais informações.

Durante o processo de autorização será solicitado que você use o número de Autorização de devolução de mercadoria (RMA) gerado pela Amazon ou forneça um número de RMA próprio. Os números de autorização de devolução de mercadoria serão exibidos para o cliente na RMA e na etiqueta de devolução gerada pela Amazon.

Você será solicitado a escolher um endereço de devolução. Você terá a opção de usar um dos seus endereços de devolução fornecidos anteriormente, ou adicionar um novo endereço.

Você também tem a opção de usar uma etiqueta de devolução gerada pela Amazon ou de fazer o upload de sua própria etiqueta de devolução personalizada. Se a Amazon gerar a etiqueta de devolução, o cliente receberá uma etiqueta não pré-paga que inclui seu endereço de devolução padrão.

Encerrar solicitação

Encerre a solicitação de devolução se planeja fornecer um reembolso sem exigir a devolução do produto, ou se decidir não aceitar uma devolução (por exemplo, se a solicitação estiver fora da Política de devolução da Amazon).

Selecione o motivo do encerramento da solicitação e forneça comentários para o cliente. Assim que a solicitação for encerrada, a Amazon enviará ao cliente uma mensagem com o motivo do encerramento. Um cliente também pode encerrar uma solicitação de devolução. Você receberá uma notificação por e-mail quando um cliente encerrar uma solicitação de devolução.

Para incentivar os clientes a confiar nos vendedores ao fazerem suas compras, acreditamos ser importante prestar serviços de excelência durante o processo de devolução. Se o valor de uma devolução (sua ou do cliente) ultrapassar o valor do produto original, entre em contato com o cliente e sugira que ele fique com o produto original e ainda receba o reembolso integral. Se você não oferecer a opção do cliente ficar com o produto original e se ele for responsável pelos gastos com envio da devolução em valor aproximado ou excessivo, recomendamos perguntar se ele está ciente do custo de envio e, se possível, oferecer créditos, incentivos (como taxa de envio com desconto) ou ambos para melhorar a experiência.

Emitir reembolso

Você pode emitir um reembolso após a devolução do produto ou imediatamente, se permitir que o cliente fique com o produto. Se você quiser que o produto seja devolvido, incentivamos que você aguarde até recebê-lo antes de emitir um reembolso para poder avaliar a condição da devolução.

Contatar o cliente

Envie um e-mail ao cliente para discutir o problema e chegar a uma solução.

Para mais informações sobre uma solicitação de devolução específica, clique em Ler detalhes da devolução e histórico do pedido, dentro da solicitação de devolução.

Faça login para usar a ferramenta e obter ajuda personalizada (requer um navegador para desktop). Acessar


Alcance centenas de milhões de clientes

Comece a vender na Amazon


© 1999-2021, Amazon.com, Inc. or its affiliates