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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Práticas recomendadas para a época de férias

Lidar com inventário, pedidos e contato com os clientes pode manter você extremamente ocupado durante a época de férias. Para ajudá-lo a gerenciar tudo isso de forma eficaz, reunimos as seguintes práticas recomendadas para o êxito das vendas. Desde encantar seus clientes com excelente atendimento ao cliente até gerenciar seu inventário de forma mais proativa, ou lidar com as avaliações negativas, temos algumas ideias que podem ajudá-lo a superar a correria da época de férias.

Acompanhe o seu inventário e os pedidos

Gerencie o seu inventário proativamente

Gerenciar seu inventário proativamente é uma das estratégias mais eficazes durante a intensa época de vendas das férias. Certifique-se de ter estoque suficiente disponível de seus produtos mais populares. Mantenha as quantidades atualizadas no Seller Central, confirmando-as pelo menos uma vez ao dia. Defina o tempo para preparo (tempo para envio) com um intervalo que você consiga cumprir. Tempo para preparo pouco realista pode levar a uma experiência do cliente insatisfatória.

Faça a correlação entre seus produtos e o ASIN correto em nosso catálogo. Ofertas de produtos incompatíveis podem resultar no aumento de contatos de clientes, Reivindicações da Garantia de compra segura de A a Z, ou a estornos de compras com cartão de crédito. Seus produtos precisam ser exatamente idênticos à forma como são representados na página de detalhes. Você não pode publicar produtos com falta de peças ou de componentes, que estejam com defeito nem danificados. É inaceitável identificar essas diferenças no campo de comentários da oferta de produto.

Lembre-se de que todos os produtos no upload de um arquivo de inventário devem ser processados antes que qualquer alteração seja exibida na Amazon. Se houver alterações por tempo limitado, carregue-as primeiro em um arquivo de inventário separado. Mais informações sobre produtos e ofertas.

Crie páginas de detalhes do produto persuasivas

Na Amazon, fazemos o melhor para fornecer uma aparência consistente em todas as categorias. Entretanto, cada uma das categorias tem requisitos ligeiramente diferentes de como seus produtos são exibidos. Nossos modelos específicos por categoria são uma referência conveniente para ajudá-lo a criar páginas de detalhes concisas, precisas e persuasivas para os seus produtos.

Gerencie seus pedidos atentamente

Fique atualizado sobre os seus pedidos durante a época de férias. Não confie apenas nos e-mails Vendido, enviar agora para saber que recebeu pedidos. Verifique com frequência a sua conta no Seller Central para ver os pedidos e gerir a logística de novos pedidos diariamente.

Confirme as remessas a tempo; os pedidos confirmados tardiamente podem levar a experiência do cliente insatisfatória. Quando você confirmar seus pedidos, forneça os números de rastreamento, a transportadora, a forma de envio e o nível de serviço. Oferecer aos compradores uma forma de rastrear o andamento da remessa é uma parte importante de prestar um bom atendimento.

Envie seus pedidos o mais rápido possível. Isso faz com que você e o cliente tenham mais tempo para resolver quaisquer problemas que surgirem, o que ajuda a evitar quaisquer defeitos em seus pedidos. Se você enviar produtos do mesmo pedido separadamente, crie pacotes separados ao confirmar as remessas e forneça as informações de rastreamento de cada uma delas.

Considere republicar produtos populares esgotados

Se você é um vendedor do plano Professional, receberá uma notificação por e-mail quando um número significativo de clientes potenciais estiver procurando um produto que você já vendeu na Amazon. Se você receber uma dessas notificações de produtos populares esgotados, aproveite o recente interesse do cliente pelo produto e ofereça-o novamente durante a época de férias.

Forneça um excelente atendimento ao cliente

Conquiste clientes com um excelente atendimento ao cliente

Crie uma boa impressão duradoura nos clientes: ofereça um excelente atendimento ao cliente durante a época de festas. Faça questão de responder a todas as dúvidas dos clientes dentro de 24 horas. Adicione um toque pessoal aos pedidos: inclua notas de agradecimento nos comprovantes de envio. Seja atencioso em sua correspondência com os clientes, conforme nossas práticas recomendadas para vendedores, e resolva quaisquer problemas de forma rápida e profissional. Prestar atendimento ao cliente de nível internacional geralmente resulta em valorização por parte dos clientes.

Crie produtos patrocinados para ganhar visibilidade

Em um mercado saturado pelas férias e com tantas ofertas e produtos, pode ser difícil colocar suas ofertas da Amazon em destaque. Fazer com que os anúncios dos seus produtos sejam exibidos na primeira página de resultados da pesquisa relevantes pode ser a diferença entre uma temporada de férias bem-sucedida ou não.

Com o programa de publicidade da Amazon, Produtos patrocinados, você dá lances para palavras-chave específicas e, quando um cliente da Amazon pesquisar uma dessas palavras-chave, seu anúncio é qualificado para ser exibido na primeira página dos resultados da pesquisa. As impressões são gratuitas e você só paga quando um cliente clicar no anúncio e acessar a página de detalhes do seu produto.

Ofereça promoções e frete grátis

Clientes que fazem compras na época das férias adoram promoções. Quando fazem compras on-line, os clientes olham uma ampla variedade de ofertas promocionais.

  • Oferecer promoções (Leia sobre quando criar uma promoção e como é uma promoção bem-sucedida)

Ofereça envio expresso

Envio expresso é especiaarmente importante para clientes durante o período de férias. Oferecer Envio em um dia e Envio em dois dias pode aumentar o volume de pedidos, pois isso proporciona aos clientes dois dias extra para fazer um pedido antes da data do feriado. Defina suas taxas de envio para todas as linhas de produtos e para produtos não pertencentes à categoria Mídia.

Ofereça embalagem para presente

Não fique enrolado tentando decidir se quer ou não oferecer serviços de embalagem para presente nas férias. As opções de embalagem para presente são populares durante as férias e os clientes procuram adicionar esse toque especial às suas compras. Saiba como gerenciar opções para presentes.

Monitore sua métrica e avaliações

Lide com avaliações negativas

Quando você vende na Amazon, é de sua responsabilidade trabalhar com o cliente para resolver quaisquer diferenças. Comunicação normalmente é a chave: explicar um atraso ou tranquilizar o cliente resolve a maioria dos problemas. Contudo, às vezes, um pedido resulta no vendedor receber uma avaliação negativa do cliente.

A maioria dos vendedores receberá, ocasionalmente, algumas avaliações negativas. Quando isso acontecer, racionalize: um índice de avaliações negativas de 0 a 2% é excelente. Se o seu índice de avaliações negativas for superior a 5%, analise suas práticas de negócios e corrija quaisquer problemas operacionais que possam afetar a experiência de compra de um cliente. Lembre-se de que você pode responder à avaliação utilizando o Gerenciador de avaliações. Mas antes de fazer isso, você será incentivado a entrar em contato com o cliente e trabalhar em conjunto para resolver quaisquer problemas referentes à transação. O cliente pode remover a avaliação se julgar que seria apropriado. Mais informações sobre remoção de avaliação e sobre como melhorar sua classificação de avaliações.

Lide com devoluções, reembolsos e reivindicações da Garantia de compra segura de A a Z

Resolva imediatamente as Reivindicações da Garantia de compra segura de A a Z outros estornos de serviços. Verifique diariamente as páginas da Reivindicação da Garantia de compra segura de A a Z e resolva preventivamente quaisquer problemas. Para ajudar a evitar ser responsabilizado pelo reembolso de uma reivindicação, siga nossas políticas de vendas.

No interesse do atendimento ao cliente, além de reembolsar os custos básicos do pedido, às vezes é aconselhável recompensar os clientes por problemas nos pedidos. Você pode emitir concessões usando a seção Gerenciar pedidos em sua conta de vendedor.

Mais informações sobre como resolver reivindicações da Garantia de compra segura de A a Z e sobre estornos. Mais informações sobre como emitir concessões e reembolsos.

Monitore regularmente a satisfação do cliente

As métricas do cliente indicam como você está se saindo com relação às metas de desempenho. Monitore com frequência o Painel do estado da conta para conseguir detectar e resolver problemas operacionais imediatamente. Um alto Índice de pedidos com problemas (avaliações negativas, reivindicações da Garantia de compra segura de A a Z e estornos) podem causar suspensões ou até mesmo o encerramento da conta. Verifique diariamente suas páginas de avaliações e da Reivindicação da Garantia de A a Z e resolva preventivamente quaisquer problemas.

Certifique-se de que as informações da conta e de segurança estejam atualizadas

Atualize suas configurações, as informações de conta e as políticas

Mantenha suas informações de contato por e-mail atualizadas na conta do vendedor e certifique-se de que seu programa de e-mail ou o provedor de serviços de Internet não esteja filtrando o endereço de e-mail da Amazon como spam. Certifique-se de que os números de seu cartão de crédito e da conta bancária estejam atualizados.

Verifique se as configurações da loja estão atualizadas e publique um número de telefone do seu serviço de atendimento ao cliente, se você tiver um.

Lembre-se, segundo a política da Amazon, não é possível exibir nenhuma parte ou versão da sua URL (como .com, ponto com, .net, e assim por diante) em nenhum lugar na Amazon. Mais informações sobre configurações e políticas.

Mantenha a segurança em mente

Não compartilhe a senha da sua conta nem do e-mail com ninguém que não esteja autorizado a usá-la. Configure a Verificação em duas etapas para todas as suas contas da Amazon.

Só aceite Marketplace Payments by Amazon para seus pedidos. Os vendedores não estão protegidos contra transações que podem ou não ser legítimas se estiverem envolvidos nessas transações fora do sistema Marketplace Payments by Amazon.

Se o cliente solicitar que você envie uma remessa para um endereço diferente do fornecido pela Amazon, cancele o pedido. Em seguida, peça ao cliente fazer um novo pedido usando o endereço correto. Os e-mails falsificados (ou de phishing) estão se tornando uma preocupação crescente para todos. Esses e-mails tentam obter suas informações confidenciais, como a sua conta de usuário e senha; essas informações são, em seguida, usadas para obter acesso fraudulento às suas contas.

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