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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Práticas recomendadas ao vendedor

Seguem aqui dez dicas para você ter sucesso ao vender na Amazon.

Forneça dados precisos do produto:

Use identificadores padrão exclusivos (UPC/EAN/ISBN) para criar ou associar páginas de detalhes do produto. A descrição e as notas de condição devem ser claras e úteis aos clientes. É importante que os clientes recebam exatamente o produto descrito na página de detalhes em que a oferta está publicada.

Verifique se há pedidos todos os dias:

Para enviar pedidos com rapidez, você precisa encontrá-los prontamente. Se você solicitou notificações de pedidos, receberá e-mails quando fizer vendas, mas eles podem ser capturados pelo filtro de spams. Por isso é recomendável conferir diariamente os pedidos no Seller Central. Em Pedidos, você vê os pedidos e configura relatórios automáticos.

Confirme o envio:

A Amazon somente debita do cartão de crédito do cliente depois que o envio é confirmado. Depois que o pedido é feito, você é responsável por confirmar o envio no prazo especificado nas configurações de envio. (O padrão é dois dias úteis.) Para fazer isso, vá em Pedidos e clique em Confirmar envio. Mais informações sobre confirmação de envio.

Verifique o seu inventário regularmente:

Fique atento à quantidade de inventário em estoque, principalmente se você vende em diversos canais. Clientes que enviam pedidos de produtos com estoque esgotado costumam receber avaliações negativas. Se isso acontecer, informe o cliente o quanto antes e, se necessário, se disponha a compensar o problema. .

Mantenha os preços sempre precisos e atualizados.

A página Mais opções de compra exibe os produtos com menor preço primeiro. Quem compra na Amazon sempre procura as melhores ofertas e costuma comprar produtos que apareçam no topo da página Mais opções de compra.

Alinhe suas políticas de envio e de logística:

A melhor forma de evitar clientes decepcionados é definir expectativas e segui-las. Quando você for criar sua política de envio, informe claramente aos clientes a frequência de processamento dos pedidos, a frequência de envio, as transportadoras usadas e o meio de contato para dúvidas sobre o envio. Os clientes ficarão desapontados com atrasos ou danos no produto; isso pode gerar avaliações negativas, reembolsos ou reivindicações da Garantia de compra segura de A a Z, todas com consequências negativas para sua conta.

Seja acessível aos clientes:

Não há nada mais frustrante para o cliente do que não saber o status do pedido. Responda rapidamente aos clientes, avisando quando houver possíveis atrasos. Os clientes precisam ter facilidade em lhe encontrar para confiar na experiência de compra.

Crie uma boa classificação de avaliações:

Os clientes prestam atenção nas avaliações, assim como nós ao monitorar seu desempenho. Descobrimos que o segredo para receber boas avaliações é descrever os produtos com precisão, entregar os produtos com rapidez e esclarecer prontamente as dúvidas dos clientes. Você também pode solicitar avaliações para as suas etiquetas de envio. Mais informações sobre avaliações.

Lide gentilmente com devoluções e reembolsos:

Ninguém espera receber devoluções nem fazer reembolsos, mas faz parte da venda e é uma exigência do processo de vendas da Amazon. Receber devoluções com boa vontade gera melhores avaliações sobre seu atendimento ao cliente. Você tem a obrigação de fazer as devoluções da maioria dos produtos em até 30 dias depois da entrega, considerando que sua política seja tão favorável quanto a da Amazon (para mais informações consulte o contrato do vendedor).

Saiba onde encontrar respostas:

Explore todas as ferramentas no Seller Central, o contrato jurídico e nossas outras políticas. Se houver dúvidas comece pela Ajuda, que fica no canto superior direito das páginas do Seller Central. Acesse a Ajuda.

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