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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

O que você precisa saber para vender na Amazon

Agora que você já leu o contrato do vendedor da Amazon e as políticas e diretrizes associadas, vamos falar sobre o que é essencial para ter sucesso nas vendas na Amazon.

Muitas vezes, os vendedores que se cadastram na Amazon já utilizaram outros serviços de vendas e supõem que todos os serviços de vendedor funcionam da mesma forma. Eles talvez pensem que não é necessário prestar muita atenção aos detalhes do contrato e às políticas e diretrizes do programa. Por isso, é comum recebermos mensagens em que os vendedores afirmam não saber que tinham que fazer algo.

Não queremos que isso aconteça com você. Por isso, apresentaremos alguns aspectos que muitas vezes passam despercebidos para novos vendedores.

Sua conte de vendedor

O que você precisa saber

  • Mantenha apenas uma conta de vendedor para cada região em que você vende, a menos que tenha uma necessidade comercial legítima para abrir uma segunda conta e todas elas estejam em dia.
  • Para ajudar a criar um relacionamento de confiança com os clientes, forneça informações claras e detalhadas sobre suas políticas.
  • Leve em conta que suas políticas de devolução devem ser no mínimo tão favoráveis para os clientes quanto as políticas de devolução da Amazon. Consulte a seção Atendimento ao cliente, na parte inferior desta página, para obter mais informações.

O que você precisa fazer

  • Informe a razão social que será exibida no site da Amazon para que os clientes se lembrem da sua empresa.
  • Verifique se as informações de contato (e-mail e telefone, se houver) da sua empresa estão atualizadas para que possamos entrar em contato com você, se necessário.
  • Mantenha informações de cartão de crédito e dados bancários atualizados para pagamentos e liquidações.
  • Forneça políticas de envio e devolução para ajudar a criar um relacionamento de confiança com os clientes.
  • Descreva os serviços de mensagem e embalagem para presente que você oferece.
  • Faça upload do logotipo da empresa para a sua conta de vendedor. A imagem do logotipo na vitrine deve ter exatamente 120 × 30 pixels.
  • Somente forneça informações da empresa que sejam específicas ao modo como você gerencia seus negócios na Amazon.
  • Informe as tarifas de envio para que os clientes estejam cientes do custo.

O que você não deve fazer

  • Incluir URLs de sites nos arquivos de produtos, no nome da empresa ou em outras informações que possam direcionar os clientes ao seu site ou a sites de terceiros.

Listar produtos

O que você precisa saber

  • É essencial que você publique os produtos nas categorias certas e com informações corretas para proporcionar uma boa experiência de compra e ter bom desempenho de vendedor.
  • Todas as suas ofertas devem estar em conformidade com os padrões descritos no guia de estilo específico da sua categoria. Para obter mais informações, consulte Guias de estilo de páginas de produto.
  • Os clientes da Amazon esperam que seus produtos estejam bem embalados e que cheguem dentro do prazo.
  • As páginas de detalhes dos produtos não pertencem a um único vendedor. O título, a imagem e os detalhes devem ser específicos ao produto em questão, e não a produtos individuais ou promoções do vendedor.
  • Defina as taxas de envio, os preços da venda e as promoções no Seller Central. Não inclua essas informações nos detalhes das ofertas dos produtos.
  • Seu contrato do vendedor exige que o preço do produto e outros termos da oferta da Amazon sejam iguais ou melhores que o mesmo produto em seus outros canais de vendas online.

O que você precisa fazer

Títulos dos produtos

  • Forneça informações somente sobre o produto em questão.
  • Seja breve, mas inclua as informações essenciais.
  • Máximo de 100 caracteres.
  • Sempre que possível, comece o título pela marca do produto, e não pelo nome do vendedor.
  • Informe o número do modelo, se houver.
  • Use apenas texto simples (sem formatação HTML).
  • Fique atento ao uso correto de letras maiúsculas e minúsculas.
  • Use numerais (por exemplo, “2”, em vez de “dois”).

Imagens

  • Mostre apenas o produto que está à venda, o que o cliente receberá. Não inclua acessórios.
  • Use imagens com fundo branco (valores RGB: 255,255,255).
  • Forneça imagens de 1.000 × 500 pixels ou maiores.
  • O produto deve ocupar, no mínimo, 85% da área da imagem.
  • A imagem deve estar no formado JPEG (.jpg), TIFF (.tif) ou PNG (.png). JPEG é a preferência.
  • Use fotografias profissionais.

O que você não deve fazer

Títulos dos produtos

  • Incluir informações de marketing, promoções ou outras informações que não descrevam o produto (por exemplo, “x% de desconto”, mensagens de marketing, URL do vendedor ou o nome do vendedor).
  • Selecionar categorias de produtos que não correspondam à estrutura de navegação da Amazon.
  • Usar código HTML
  • Colocar todas as letras em maiúsculo
  • Símbolos (! * $ ?)

Imagens

  • Mostrar acessórios e itens ilustrativos que não acompanhem o produto.
  • Usar na imagem principal imagens que ilustrem um estilo de vida (por exemplo, pessoas usando o produto).
  • Usar uma única imagem que apresente o produto em diversas cores ou perspectivas.
  • Fundos coloridos.
  • Usar gráficos, ilustrações ou imagens animadas não é permitido.
  • Usar imagens com bordas, marcas d'água, texto, URLs ou o logotipo ou nome do vendedor.
  • Incluir imagens de nudez.
  • Incluir imagens de manequins.
  • Incluir desenhos ou representações artísticas.

Pedidos de clientes

O que você precisa saber

  • Ao configurar sua conta de vendedor, você encontrará as regras de envio que precisará integrar a seus processos de realização de pedidos e gestão de logística. Você também precisa confirmar com a Amazon depois de enviar seus pedidos. Isso permite informar os clientes sobre o andamento do pedido e debitar do método de pagamento da compra.
  • Para poder receber seu pagamento, você precisará ter enviado à Amazon uma confirmação de que o produto foi enviado. Com essa confirmação, o sistema da Amazon enviará um e-mail de confirmação de envio ao cliente com a data de entrega prevista.
  • Produtos de mídia (livros, músicas, DVDs e vídeos) precisam ser enviados em dois dias úteis. Os produtos não pertencentes à categoria Mídia deverão ser enviados conforme a data de disponibilidade de envio que você especificar.

O que você precisa fazer

  • Analise suas configurações de envio padrão e personalize-as de acordo com seu modelo de gestão de logística.
  • Verifique diariamente se há novos pedidos na sua conta de vendedor.
  • Agende relatórios de pedidos para rastrear pedidos e informações relacionadas.

O que você não deve fazer

  • Incluir materiais promocionais ou de marketing nas embalagens.
  • Basear-se somente nas notificações por e-mail. E-mails podem se perder ou ser excluídos.

Atendimento ao cliente

O que você precisa saber

  • A política de devolução da Amazon permite devolver itens novos e que não foram abertos até 30 dias após a entrega, com direito a reembolso integral. Você é obrigado a aceitar essas devoluções e fazer o reembolso, conforme a Política de devolução da Amazon.
  • A política de devolução da Amazon permite devolver itens novos e que não foram abertos até 30 dias após a entrega, com direito a reembolso integral.
  • A Amazon envia todos os e-mails sobre pedidos e envios para os clientes. Você não deve enviar esse tipo de comunicação. Assim, evitamos mensagens conflitantes e não confundimos os clientes. Lembre-se de que vender na Amazon reduz a sua comunicação com os clientes, pois a Amazon cuida de boa parte desse processo.
  • Você não deve comercializar nem anunciar para clientes da Amazon, nem desviá-los do processo de vendas da Amazon. Acompanhe isso mesmo durante as comunicações permitidas, como ao responder a consultas do cliente sobre seus produtos ou pedidos.

O que você precisa fazer

  • Envie todos os pedidos dentro do período de envio e do prazo especificado, enviando exatamente os produtos publicados.
  • Explique claramente seus processos e políticas de envio, devolução e reembolso e forneça todas as informações relevantes.
  • Só entre em contato com o cliente conforme necessário para gerir a logística dos pedidos e fornecer atendimento ao cliente.
  • Responda prontamente às perguntas dos clientes sobre o status dos pedidos.
  • Observe que os clientes esperam receber dos vendedores o mesmo nível de atendimento ao cliente que recebem da Amazon. Não oferecer o mesmo nível pode deixar alguns clientes insatisfeitos.
  • Seja atencioso e paciente com clientes que solicitam informações, devoluções ou reembolsos.

O que você não deve fazer

  • Subornar os clientes para que eles façam avaliações positivas.
  • Usar a comunicação com os clientes para fins de marketing ou enviar e-mails que os direcionem para seu site ou sites de terceiros.


O que você precisa saber para vender na Amazon


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