Com o programa FBA - Logística da Amazon, a Amazon fornece a logística e o atendimento ao cliente para seus pedidos, incluindo o processamento de devoluções do cliente. Usamos as políticas de devolução do cliente da Amazon para determinar se um produto adquirido do programa FBA - Logística da Amazon está qualificado para devolução. Para garantir uma excelente experiência de compra, poderemos aceitar devoluções fora do prazo estabelecido nessas políticas.
Um reembolso é um crédito ao cliente por todo ou parte do custo de um produto comprado. Em alguns casos, emitimos para os clientes um “reembolso sem devolução”.
Produtos que não podem ser devolvidos estão qualificados para reembolso do cliente:
Todas as devoluções são processadas na ferramenta C-return da Amazon, e, com base nas respostas, nossos sistemas definem a condição de cada produto devolvido. Se um produto for classificado como comercializável, ele será devolvido ao seu inventário. Se for classificado como não comercializável (com defeito ou danificado, por exemplo), nós avaliaremos quem causou o dano (a Amazon, o vendedor, a transportadora ou o cliente). Então nossos sistemas determinarão se você está qualificado para um reembolso.
Para verificar suas devoluções processadas, a condição definida pelo sistema, o motivo da devolução do cliente e outras informações sobre devoluções, acesse Relatórios > Logística > Devoluções de clientes do programa Enviado pela Amazon.
Um produto devolvido é classificado como não comercializável pelos seguintes motivos:
Se um produto devolvido tiver memória interna não volátil (por exemplo, uma câmera digital) e houver evidências de uso, nós o classificaremos como não aptos para venda. Se esses itens forem devolvidos, você deverá apagar a memória do dispositivo.
Para itens em seu inventário classificados como com defeito ou danificado pelo cliente, remova-os do inventário após a devolução do produto.
Na maioria dos casos, clientes poderão solicitar a devolução de um produto em até 30 dias após o recebimento. No caso de produtos duráveis com defeito, há um período de devolução de 90 dias, de acordo com a lei brasileira. A Amazon pode fazer exceções caso a caso e aceitar solicitações de devolução fora dos 30 dias após o recebimento.
Quando a Amazon reembolsa o cliente por seu pedido do programa FBA - Logística da Amazon, debitamos o valor integral ou parcial do reembolso de sua conta de vendedor. Em alguns casos, por exemplo quando um produto é perdido ou danificado enquanto está sob o controle da Amazon, você poderá estar qualificado para uma restituição dos reembolsos de seus pedidos do programa FBA - Logística da Amazon.
Se você estiver qualificado para receber uma restituição por um reembolso, a Amazon reembolsará todo ou parte do valor debitado de sua conta, subtraindo as tarifas do programa FBA - Logística da Amazon.
O programa FBA - Logística da Amazon creditará sua conta por toda ou parte da comissão por Vender na Amazon e, quando aplicável, a tarifa variável por venda de item para um produto devolvido. Não reembolsamos as tarifas aplicáveis do FBA - Logística da Amazon.