Quaisquer unidades de artigos de joalheria sujeitas a danos por ruptura, sujeira, poeira ou líquido durante o processo de logística devem ser empacotadas de acordo com estas diretrizes. Joias devem ser empacotadas de modo que a unidade não possa ser danificada ou causar condições inseguras em decorrência da exposição do material durante o processo de logística.
Bolsas
-
Bolsas devem ser embaladas individualmente em sacos plásticos com o código de barras do lado de fora da bolsa para evitar danos por poeira. Coloque uma etiqueta com a descrição do produto na lateral com a maior superfície.
-
O saco plástico deve ser adequado para o tamanho de uma bolsa. Não force uma bolsa a caber em uma saco plástico pequeno demais, nem coloque-a em uma embalagem onde ela possa ficar se movimentando. As bordas de sacos plásticos grandes demais tendem a ficar presas e rasgar, expondo o conteúdo a poeira ou sujeira.
-
Sacolas plásticas (mínimo de 1,5 mil.) com abertura de 12 cm ou mais devem conter um "aviso sobre perigo de sufocamento". Exemplo: "Sacolas plásticas podem ser perigosas. Para evitar o risco de sufocamento, mantenha esta embalagem fora do alcance de bebês e crianças."
-
Todas as sacolas plásticas devem ser transparentes.
Exemplos de bolsas corretamente empacotadas, uma por embalagem, com o código de barras dentro da embalagem para proteção contra poeira. As sacolas são ligeiramente maiores que as bolsas.
Exemplo de bolsa que está exposta, desprotegida e empacotada incorretamente. O conteúdo da bolsa está em uma sacola, mas o código de barras está dentro da bolsa e não pode ser digitalizado sem ser removido dela.
Joias em caixas
-
Caixas feitas de materiais fáceis de limpar não precisam ser ensacadas. Capas protetoras são suficientes contra poeira.
-
Caixas feitas de material semelhante a tecido, suscetível a poeira ou rasgos, devem ser ensacadas ou embaladas individualmente em caixas com o código de barras exibido em destaque.
-
Capas protetoras ou sacolas devem ser ligeiramente maiores do que a unidade.
-
Caixas protetoras devem ser suficientemente firmes ou protegidas de forma que não escapem, e o código de barras deve ser visível com a proteção no lugar.
-
Os códigos de barras devem ser afixados às caixas se possível, mas podem ser anexados a capas de proteção se protegidos corretamente.
Este exemplo mostra uma caixa de material semelhante a tecido corretamente armazenada em uma sacola ligeiramente maior que ela. Este produto está empacotado corretamente.
Este exemplo mostra uma caixa armazenada em uma sacola muito maior que a unidade, e a etiqueta não está na caixa. Esta sacola tem mais chance de ser perfurada ou rasgada, possivelmente separando o código de barras da unidade. Este produto está empacotado incorretamente.
Este exemplo mostra uma caixa pouco protegida por uma capa de proteção que não está devidamente afixada, permitindo que a caixa escorregue e se separe da capa e do código de barras. Este produto está empacotado incorretamente.
Materiais permitidos para embalagens
-
Sacolas de plástico
-
Caixas
-
Etiquetas