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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Melhorar a classificação de avaliações

A avaliação positiva de um cliente melhora sua Classificação de avaliações e, muitas vezes, uma boa avaliação começa com uma boa experiência de compra. Acesse o Gerenciador de avaliações e veja suas avaliações e classificações mais recentes.

Se você receber uma avaliação negativa, tente determinar a causa do problema e trabalhe para resolvê-lo.

Se estiver preocupado com uma avaliação incorreta, acesse O que posso fazer em relação a uma avaliação negativa?

Nota: Você não pode oferecer descontos ou outros incentivos em troca de avaliações positivas ou da remoção de avaliações negativas. Acesse Atividades e ações proibidas para o vendedor para obter mais informações.

Práticas recomendadas

Esta tabela destaca as práticas recomendadas para identificar e solucionar problemas em potencial que podem resultar em uma avaliação negativa.

Problema Possíveis causas Soluções
Indisponível O inventário não está disponível
  • Não publique produtos com pedidos pendentes.
  • Mantenha um limite mínimo de inventário.
  • Remova ofertas que estejam consistentemente indisponíveis.
A quantidade no inventário não é precisa
  • Envie atualizações de inventário com a mesma frequência com que os pedidos chegam de canais fora da Amazon, com até 15 minutos de intervalo.
  • Certifique-se de processar os pedidos da Amazon com rapidez.
  • Separe um inventário dedicado para os pedidos da Amazon.
  • Se você usa arquivos de texto, é possível simplificar atualizações de inventário configurando atualizar-excluir para atualização parcial, depois usar apenas os dados de quantidade e SKU. As demais colunas podem ser deixadas em branco.
O inventário de envio direto do fornecedor não está atualizado
  • Monitore bem a disponibilidade e os horários de envio.
  • Sincronize seus sistemas administrativos para monitorar a disponibilidade e os horários de envio.
Envio com atraso O produto é enviado mais tarde do que o prometido
  • Se você usa arquivos de texto, defina um prazo de envio preciso para cada SKU.
  • Se você usa o recurso Adicionar um produto, use o campo de tempo para preparo para essa finalidade.
  • Se você usa XML, use o elemento de latência de processamento.
  • Notifique os clientes sobre quaisquer erros o mais rápido possível, depois cancele o produto ou pedido por padrão.
  • Atualize automaticamente para uma forma de envio expresso se você estiver enviando um pedido em atraso.
  • Remova as ofertas que estejam sempre sendo enviadas com atraso.
O cliente não viu a notificação de envio
  • Envie as informações de rastreamento com a confirmação de processamento.
Devolução confusa ou complicada Sua política de devolução restringe reembolsos totais antes de 30 dias
  • Forneça reembolsos totais de produtos por um período padrão de 30 dias.
Suas políticas de devolução são complicadas, vagas ou trabalhosas
  • Analise rigorosamente e esclareça a linguagem da política de devoluções nas suas páginas de ajuda online da Amazon.
  • Simplifique e agilize processos de devolução complexos sempre que possível.
O produto não é como o descrito A imagem do produto não ilustra precisamente os recursos dele
  • Forneça imagens claras dentro do tamanho máximo de imagem permitido.
  • Ofereça várias visualizações de um produto para oferecer informações completas e detalhadas.
O tamanho ou o material é diferente do esperado
  • Forneça tabelas de tamanhos personalizadas.
  • Preencha totalmente os campos de descrição e dimensões do produto.
Produto ou tamanho incorreto Produto incorreto enviado
  • Verifique seus processos de embalagem, coleta e envio à procura de problemas que estejam causando erros.
  • Verifique se seu SKU corresponde ao produto correto na Amazon.
Qualidade do produto Cliente insatisfeito com a qualidade do produto
  • Descreva o produto cuidadosamente. Não use expressões como "alta qualidade” para um produto cujo melhor atributo é o menor preço.
  • Remova produtos que causem consistentemente avaliações negativas.
  • Inclua instruções de uso na página de detalhes do produto e no envio.
Problema de atendimento ao cliente Os clientes não conseguem entrar em contato com seu departamento de atendimento ao cliente
  • Certifique-se de que o telefone e o endereço de e-mail do seu serviço de atendimento ao cliente estejam corretos nas páginas de ajuda online da Amazon.
  • Use endereços de e-mail curtos e fáceis de digitar para o atendimento ao cliente.
  • Ajuste seu filtro de spam para assegurar que as mensagens enviadas por clientes não sejam categorizadas como lixo.
Os clientes não estão recebendo respostas rápidas
  • Confirme o recebimento de cada ligação e e-mail dentro de 24 horas.
Avaliação imprecisa Clientes satisfeitos não são motivados a deixar avaliações
  • Envie ao cliente apenas uma solicitação educada de avaliação depois que o envio for recebido.
Avaliação incorreta
  • Entre em contato com os clientes com não mais do que uma solicitação gentil para que removam a avaliação depois de o problema ter sido resolvido.
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