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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Política de reembolso por inventário perdido e danificado do Programa FBA - Logística da Amazon

Se seu inventário for perdido ou danificado enquanto estiver no centro de distribuição ou por uma transportadora parceira durante a entrega para o cliente, durante a devolução ao centro de distribuição (ou suas instalações para vendedores do FBA Onsite - Logística Amazon) ou durante a devolução do centro de distribuição para você, você receberá o valor estimado do produto com base em vários fatores mencionados abaixo.

Nota: para vendedores do FBA Onsite - Logística da Amazon: Lembre-se de que todos os produtos devolvidos (independentemente da condição) devem ser processados na ferramenta C-return, incluindo a não entrega (por exemplo, a transportadora não conseguiu entregar ao cliente). Com isso, avaliaremos a qualificação para o reembolso. Somente nos casos em que você receber um produto diferente do que vendeu ou uma caixa vazia, não deverá processar a devolução no C-Ret. Em vez disso, crie um tíquete no Suporte ao vendedor explicando a situação (inclua fotos do que você recebeu).

Atenção: para vendedores do FBA Onsite - Logística da Amazon: Caso seu produto seja perdido pela transportadora, o pedido será reembolsado automaticamente em até 52 dias após o reembolso do cliente. Somente após 52 dias, se você ainda não tiver sido reembolsado, crie um tíquete no Suporte ao vendedor solicitando o reembolso. Para devoluções danificadas, você deve processá-las no C-Returns. Se forem classificadas como “Danificadas pela transportadora”, crie um tíquete no Suporte ao vendedor solicitando o reembolso.

Reembolso

Ao determinar a quantia do reembolso, consideramos diversos fatores, entre os quais:

  • Seu histórico de vendas
  • O preço médio de venda no Programa de Envio pela Amazon
  • O histórico de vendas do ASIN específico

Se não tivermos informações suficientes para calcular o valor do reembolso para um produto, atribuiremos um valor a seu inventário com base em produto semelhantes.

Se você solicitar uma reavaliação do reembolso recebido, poderemos solicitar informações adicionais, como um recibo ou uma nota fiscal.

O valor do reembolso para qualquer item único não pode exceder R$ 19.250. Para produtos cujo valor seja maior que R$ 19.250, recomendamos que você contrate o serviço de uma seguradora.

Nota: Podemos descartar qualquer produto pelo qual você tenha sido reembolsado sob esta política.

Estorno de reembolso

Se determinarmos que qualquer reembolso foi fornecido por engano, poderemos reverter o crédito aplicado à sua conta.

Limitações

Importante: Você deve enviar solicitações de produtos ausentes de envios feitos aos centros de distribuição da Amazon dentro de nove meses a partir dos produtos marcados como perdidos no Seller Central. Todas as outras solicitações de inventário perdido ou danificado devem ser enviadas em até 18 meses a partir da data da perda ou dano.

Nossas políticas proíbem todas as atividades que possam interferir em nossa capacidade de ajudar a outros vendedores. Exemplos de tais atividades incluem o envio de solicitações insuficientemente pesquisadas ou prematuras ou o envio de grandes volumes de solicitações em pouco tempo.

O que é coberto por esta política?

  • Produtos danificados em um centro de distribuição da Amazon
  • Produtos colocados incorretamente em um centro de distribuição da Amazon
  • Itens perdidos ou danificados pelas transportadoras e distribuidores que usamos para entregar os produtos para o cliente
    Nota: Para vendedores com Serviço de Logística Amazon OnsiteSomente itens perdidos ou danificados pelas transportadoras ao realizar entregas a clientes ou devoluções ao seu armazém são cobertos na política de produtos do Serviço de Logística Amazon Onsite. Para rastrear quais devoluções são classificadas como danificadas pela transportadora, consulte o Relatório Devoluções de clientes do Programa de Logística da Amazon (visão geral).

Para solicitar um reembolso, acesse Fale conosco e selecione o FBA Onsite - Logística da Amazon > Solicitação de reembolso.

O que não é coberto por esta política?

Importante: Siga sempre nossos requisitos de inventário do FBA - Logística da Amazon para publicar, preparar e enviar seu inventário com FBA para os centros de distribuição da Amazon.

Para obter mais informações, consulte o Contrato de Serviço de Soluções de Negócios da Amazon.

Antes de reportar produtos como perdidos

Se você acredita que algum produto de seu inventário está ausente, use as seguintes ferramentas e relatórios para ajudar a identificar ou resolver a discrepância:

Você também pode verificar sua conta de e-mail quanto a notificações de reembolso do FBA - Logística da Amazon.

Se você não conseguir resolver a discrepância, entre em contato com o Suporte ao vendedor.

Relatório de ajustes de inventário

Para ver uma lista dos itens pelos quais você foi reembolsado ou reembolsos que foram estornados e os itens devolvidos ao seu inventário, execute as seguintes etapas no Relatório de ajustes de inventário:

  1. Na lista suspensa Grupo de motivos, selecione uma destas opções:
    • Danificado: um produto foi encontrado danificado.
    • Encontrado: um produto está em uma prateleira no centro de distribuição e o software de gerenciamento de inventário da Amazon não tem registro do produto ter sido colocado naquele local.
    • Perdido: um produto foi extraviado.
  2. Clique em Gerar relatório. Na coluna Motivo, localize uma destas opções:
    • Danificado no centro de distribuição da Amazon: o dano ao produto ocorreu depois que o produto chegou ao centro de distribuição.

Para obter mais informações sobre códigos de motivo de ajuste, consulte Ajustes de inventário.


Política de reembolso por inventário perdido e danificado do Programa FBA - Logística da Amazon


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