Vender na Amazon Acessar
Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Visão geral dos relacionamentos de variação

O que é um relacionamento de variação?

Variações (também conhecidas como relações parent-child) são conjuntos de produtos relacionados entre si em termos de tamanho, cor, sabor etc. Ofertas com bons relacionamentos de variação permitem que os clientes comparem e escolham os produtos com base em diferentes atributos, como tamanho, cor ou outras características dentre as opções disponíveis em uma única página de detalhes do produto. Por exemplo, um cliente que esteja pesquisando camiseta de manga curta pode clicar em uma página de detalhes de uma camiseta disponível em três tamanhos (pequeno, médio e grande) e três cores (azul, vermelha, preta). Em vez de ter que navegar em páginas separadas para cada cor e tamanho, o cliente pode selecionar o tamanho preferido e escolher a cor entre as três variações disponíveis na mesma página.

Exemplos de boas famílias de variação são:

  • Itens de vestuário oferecidos em tamanhos diferentes (pequenos, médios, grandes)
  • Itens oferecidos em cores diferentes (azul, vermelho, preto)

Aqui está um exemplo de como uma variação aparece para clientes:


Elementos de um relacionamento de variação

Há três componentes para um relacionamento parent-child:

  • Oferta de registro parent: a oferta de registro parent é uma entidade não comprável usada para relacionar produtos child

    A oferta é exibida somente nos resultados de pesquisa do Seller Central. O catálogo da Amazon usa a oferta de registro parent para estabelecer relacionamentos entre os produtos child. Por exemplo, se duas camisas têm o mesmo registro parent, então elas estão relacionadas e são consideradas produtos child.

  • Produtos child: produtos relacionados a cada oferta de registro parent

    O produto child é uma instância do produto parent. Você pode ter muitos produtos child relacionados a um produto parent. Cada child varia de alguma forma; por exemplo, em tamanho ou cor.

  • Tema da variação: a relação entre os registros parent e child

    O tema da variação define como produtos relacionados diferem entre si. Dependendo da categoria escolhida para listar seus produtos, os temas da variação também se diferenciam. Por exemplo, na categoria Roupas, Acessórios e Bagagem, os produtos child podem ser diferentes entre si em tamanho ou cor; e ofertas child na categoria Produtos para animais de estimação podem diferir em sabor, aroma, quantidade etc.

Os exemplos a seguir ilustram relacionamentos entre ofertas em categorias de produtos diversas:



Quando usar um relacionamento parent-child

Nem todas as categorias aceitam relacionamentos parent-child, e nem todas as variações são apropriadas para um relacionamento parent-child. Se existir um tema de variação apropriado para seus produtos, inclua-os em um relacionamento parent-child.

A categoria Beleza aceita variações de cores porque os produtos não apresentam diferenças substanciais além da variação de cor. Como a variação de cor existe na categoria Beleza, você deve estabelecer um relacionamento parent-child para cada variação de cor do seu inventário de batons, desde que nenhum outro recurso (como marca) seja diferente entre os produtos.

A categoria Beleza não aceita variações de fragrância porque em determinadas circunstâncias o produto, como perfumes, será substancialmente diferente mesmo que todos os outros atributos sejam idênticos. Devido à indisponibilidade da variação de fragrância, loções que são idênticas, mas que variam por fragrância, não usarão relacionamentos parent-child.

Nem todos os produtos relacionados são variações válidas. As perguntas a seguir podem ajudar a determinar se determinados produtos são variações válidas:

  • Os produtos são substancialmente os mesmos (ou seja, as semelhanças de design e função do código ASIN são tão básicas que podem ser difíceis de alterar, resolver ou superar)?
  • Os produtos podem compartilhar o mesmo título?
  • Os produtos variam apenas de algumas maneiras específicas que não alteram a essência e a natureza do produto (como cor ou tamanho)?
  • Clientes esperariam encontrar esses produtos na mesma página de detalhes?

Combos de produtos

A Amazon tem usado variações para criar Combos. Um combo é um grupo de itens complementares que o cliente compra em conjunto, às vezes com desconto. Um exemplo de combo é o conjunto de câmera, bolsa de câmera e cartão SD. Embora o combo que inclui a câmera não seja uma variação real da câmera, clientes esperam ver combos de câmera disponíveis na página de detalhes do produto e, geralmente, preferem, por uma questão de conveniência, comprar o combo com a câmera em vez de cada item separadamente.

Combos não são considerados variações válidas. Entretanto, eles são permitidos atualmente, até que uma experiência de compra atualizada seja lançada, permitindo que os combos coexistam com variações de forma a destacar as vantagens de cada produto.

Os combos são permitidos se atenderem aos seguintes critérios:

  • Um conjunto fixo de componentes (ASINs), oferecido por um determinado vendedor (por exemplo, Amazon.com) em um determinado site (por exemplo, EUA) e rede de logística, que também são vendidos separadamente pelo vendedor no mesmo site e rede de logística.
    • O importante a ser considerado é que o cliente deve conseguir comparar os componentes de um combo com os de outro combo, de modo que cada componente tenha sua própria página de detalhes. Um combo rígido embalado em papel-filme não atende a esses critérios.
  • Os componentes (ASINs) do combo devem ser complementares (por exemplo, Amazon Echo Show e lâmpada Smart compatível)
  • Combos com componentes "básicos", como câmeras e acessórios, devem ser variados de acordo com o componente básico (a câmera neste exemplo)
  • O criador do combo deve ter a aprovação dos proprietários das marcas de cada componente para usá-los no Combo. Um combo pode ser composto de ASINs digitais e físicos (por exemplo, Amazon Echo Dot e assinatura do Amazon Music Unlimited).

A Amazon poderá remover produtos que não usem temas de variação estabelecidos corretamente. Para saber como publicar produtos parent e child, consulte Criar relacionamentos parent-child.

Práticas recomendadas

  • Não publique produtos diferentes juntos:
    • Exemplo 1: Um cabo de carregador de celular e um carregador portátil, embora correlatos, não são o mesmo produto e não devem ser publicados na mesma página de detalhes.
    • Exemplo 2: Uma bolsa para laptop com alças e uma bolsa para laptop sem alças são diferentes estilos de produtos que devem ser publicados em páginas de detalhes separadas.
  • Não use temas de variação incorretamente; eles só devem ser usados para sua finalidade específica.
    • Exemplo: O tema da variação de cor e tamanho não deve incluir nenhuma informação diferente de cor e tamanho, respectivamente. Modelos de telefone diferentes, por exemplo, não devem ser publicados em um tema cor.
  • Não inclua uma família de variações grande. As famílias de variações grandes geram uma experiência de compra ruim, pois a Página de detalhes pode levar algum tempo para carregar. ou nem carregar.
    • Verifique o limite de tamanho atual da família de variações nas Perguntas frequentes sobre relacionamento de variações.
    • Quando uma família de variações atingir o limite, divida-a em famílias menores com características distintas.
    • Exemplo: se você tiver um produto chamado Botas femininas confortáveis, uma grande família de variações com 4.000 códigos ASIN child e cinco cores para este produto, considere dividi-lo em famílias de diferentes cores, com todos os tamanhos disponíveis em cada nova família de variações.
    • Observe que este é apenas um exemplo, e você pode decidir a classificação, a divisão e o título como quiser.
  • Não publique um combo rígido (um código ASIN que inclui vários componentes, mas os componentes não podem ser comprados individualmente ou não têm suas próprias páginas de detalhes) como uma variação. Isso é feito para que clientes possam comparar/revisar os componentes dos combos individualmente, em suas próprias páginas de detalhes.
    • Um exemplo comum de combo rígido é o de câmera embalado em papel-filme no qual os componentes não são ASINs identificáveis individualmente.
  • As páginas de detalhes de dispositivos da Amazon são rigorosamente controladas e mantidas (por exemplo, nenhum outro vendedor vende dispositivos da Amazon na Amazon.com.br). Entre em contato com a equipe de dispositivos da Amazon antes de remover um combo das páginas de detalhes dos dispositivos.
  • Um combo que consiste em diferentes variações do mesmo registro parent é permitido (um Echo Dot preto com um Echo Dot branco, por exemplo).
    • No entanto, um combo composto por mais de um dos mesmos componentes não é permitido (2 Echo Dots pretos).

Faça login para usar a ferramenta e obter ajuda personalizada (requer um navegador para desktop). Acessar


Alcance centenas de milhões de clientes

Comece a vender na Amazon


© 1999-2021, Amazon.com, Inc. or its affiliates