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Criar um arquivo de inventário

Individual sellers: Este recurso está disponível aos vendedores com plano de vendas Profissional.

Arquivos de inventário incluem as informações necessárias para publicar produtos no catálogo da Amazon e oferecê-los para venda na Amazon.com.br. Antes de criar o arquivo de inventário, faça download do modelo de arquivo de inventário apropriado a seus produtos e reúna as informações necessárias.

Dicas para criar um arquivo de inventário

Backups

É recomendável manter uma cópia de segurança do modelo concluído no disco rígido do computador.

Código SKU

O código SKU é o principal campo em todos os arquivos de inventário e não deve ser alterado nem reutilizado . A Amazon usa os códigos SKU do arquivo de inventário para associar as ofertas (a página de produto ASIN e oferta) aos registros no nível de inventário individual do catálogo da Amazon. Isso significa que:

  • Todo produto do arquivo de inventário precisa ter um código SKU exclusivo.
  • Todo novo código SKU carregado na Amazon resulta na criação de um novo registro no catálogo da Amazon.
  • Como cada registro é exclusivo, um SKU existente não pode ser alterado. Ele permanece no catálogo até que você o exclua.
  • Se você fizer upload de um arquivo de inventário com dados para um SKU existente os dados mais recentes substituirão os anteriores.

Identificador padrão do produto

É recomendável fornecer sempre o código UPC, EAN ou ISBN ao criar uma nova página de produto na Amazon.com.br. Para obter mais informações, consulte Códigos UPC e GTIN do produto

Termos de pesquisa

Clientes usam principalmente termos de pesquisa (palavras-chave) para localizar produtos na Amazon. Termos de pesquisa apropriados contribuem consideravelmente para o aumento da visibilidade do produto. A maioria dos produtos pode comportar cinco palavras-chave. Se coloque no lugar dos clientes e use os termos de pesquisa que sejam populares em seu site ou para a linha de produtos. Para obter mais informações sobre como usar termos de pesquisa acesse Usar pesquisa e navegação.

Nota: Arquivos padrão para upload de livros não comporta termos de pesquisa (palavras-chave). A Amazon atribui informações de pesquisa e navegação para produtos listados na categoria Livros. No entanto você pode usar a ferramenta Adicionar um produto para aumentar o número de palavras-chave de pesquisa dos produtos Livros.

Preencha o modelo de arquivo de inventário

Ao abrir o modelo de arquivo de inventário no Microsoft Excel você verá as seguintes guias na parte inferior da pasta de trabalho:

Tabulação Descrição
Instruções Uma visão geral de como usar o modelo do produto.
Definições de dados Uma revisão detalhada de cada campo do modelo. Esta guia fornece um nome de etiqueta, definição, caso de uso, valores aceitos e exemplo de cada campo.
Valores válidos Uma lista de valores válidos dos tipos de dados encontrados na guia do modelo.
Modelo A planilha na qual você insere dados de produtos usando as especificações encontradas na guia Definições de dados. Esta planilha contém uma linha para ajudar a Amazon a saber qual modelo você está usando e uma segunda linha com cabeçalhos de coluna (nomes de etiqueta) que representam cada um dos campos do arquivo de inventário.
Exemplos Exemplos de como formatar com exatidão os dados de diversos produtos. (Opcional)

Ao inserir os dados do produto na guia Modelo, certifique-se de seguir as instruções fornecidas na guia Definições de dados. Muitos campos exigem que você use termos muito específicos. Algumas vezes esses termos estão listados na coluna Valores aceitos da guia Definições de dados.

Salvar o arquivo de inventário

Depois de preencher a guia Modelo no Modelo de produto com os dados do produto, você estará pronto para criar o arquivo de inventário que enviará para a Amazon usando o Seller Central.

  1. Salve seu trabalho como uma pasta do Excel no final. Recomendamos que você crie uma cópia de segurança e adicione uma data ao nome do arquivo. Isso ajudará a manter um histórico do trabalho se você quiser consultar versões anteriores ou se houver um erro no processamento.
  2. No menu Arquivo, clique em Salvar como. Será exibida a caixa de diálogo Salvar como.
  3. Em Salvar como tipo, selecione Texto (delimitado por tabulação) (*.txt). Navegue até o local onde você deseja salvar o arquivo, renomeie o arquivo e clique em Salvar.
    • Clique em Sim se vir um aviso de que o formato de arquivo selecionado (tipo de arquivo delimitado por tabulação) não oferece suporte a pastas de trabalho que contenham várias planilhas.
    • Clique em Sim se aparecer um aviso de que o arquivo contém recursos incompatíveis com o formato de arquivo Texto (delimitado por tabulações) selecionado.

Agora você está pronto para fazer upload do arquivo de inventário. Para obter mais informações, consulte Fazer upload do arquivo de inventário.

Modelo de oferta para vários sites

Se você selecionou vários sites ao gerar o arquivo de inventário específico da categoria na página Adicionar produtos via upload em massa, esta seção se aplica. Incluir outros sites no modelo adicionará colunas para que você forneça dados específicos da oferta ao site, incluindo preço. Para cada código SKU, forneça valores de oferta para cada site em que você deseja publicar o produto. Os dados do produto fornecidos no modelo se aplicarão ao código SKU no site em que você o envia. Se você inserir dados de oferta em seu modelo para um site em que a página de detalhes da oferta ainda não exista, a Amazon tentará criar a página de detalhes traduzindo os dados do produto no idioma principal do site solicitado, o que pode levar até 48 horas para ser concluído.

Definições

  • Site de origem: site no qual você envia seu Modelo de vários sites (MMT)
  • Sites secundários: sites adicionais selecionados ao gerar um MMT no Seller Central.
  • Fluxo de trabalho de ofertas interativas (ILW): Este é o formulário web interativo que você pode usar para criar e gerenciar suas ofertas uma por vez, em vez de usar uma planilha. Acesse a opção Adicionar um produto no menu suspenso Inventário.

Perguntas frequentes do vendedor

O que é o Modelo de vários sites (MMT, na sigla em inglês)?

O MMT é uma extensão dos modelos de arquivo de inventário específicos da categoria que você pode gerar na página Adicionar produtos via upload em massa no Seller Central. Você pode gerar um MMT visitando a página Adicionar produtos via upload em massa no menu Inventário no Seller Central. Para gerar um MMT, selecione vários sites antes de gerar o modelo. A lista de sites selecionáveis exibida inclui todos os sites em que você tem autorização para vender e têm suas contas vinculadas.

Devo usar um ponto (.) ou uma vírgula (,) como separador decimal para meus preços no modelo?

Use um separador decimal consistente no modelo, incluindo os preços em cada site. Deve ser o separador decimal que você normalmente usa ao usar os modelos de ofertas da Amazon.

Qual moeda é usada para os preços que eu forneço no meu MMT para cada site?

Os preços devem ser fornecidos na moeda principal de cada site. A moeda de cada site é mostrada no cabeçalho da coluna.

Qual é a diferença do MMT do modelo de arquivo de inventário de um único site?

Diferentemente do modelo de site único, o MMT contém colunas para cada site secundário que você pode usar para fornecer informações sobre sua oferta (por exemplo, preço). Essas colunas do modelo são marcadas com cabeçalhos indicando o site ao qual as colunas se aplicam (por exemplo, Reino Unido, Alemanha). Você deve fornecer no mínimo um preço para criar uma oferta em um site secundário. Se o código ASIN ainda não existir no site secundário, a Amazon tentará criar a oferta nesse site para você.

  • Se não existir uma página de detalhes para o código ASIN no idioma do site secundário, a Amazon usará o conteúdo da página de detalhes de um site em que o código ASIN já existe como o conteúdo de origem das traduções. Além disso, a Amazon usa os dados da oferta que você forneceu no MMT para que o site secundário crie ou altere sua oferta naquele site. É possível que, por motivos legais e de conformidade, a Amazon não consiga criar uma página de detalhes em seu nome em um site secundário.
  • Se o produto existir como um código ASIN no catálogo da Amazon no site secundário, a Amazon não traduz os dados do produto para uso na página de detalhes no site secundário.

O MMT permite que eu aprimore minha página de detalhes para vários sites?

Sim. À medida que você atualiza os dados do produto ao longo do tempo no site de origem, seus dados atualizados do produto são traduzidos para os idiomas dos sites secundários e atualizados nas páginas de detalhes do produto nesses sites. Observe que se você fornecer seu próprio conteúdo traduzido diretamente para um site secundário usando outra ferramenta de oferta, esse conteúdo terá precedência sobre todas as traduções atuais ou futuras realizadas pela Amazon.

Preciso publicar todos os produtos no modelo em todos os sites do modelo?

Não. Para cada código SKU, você pode fornecer dados de oferta para todos os sites em que quiser publicar seu produto. Cada código SKU pode ser publicado em um ou mais sites no modelo. As células vermelhas destacadas só são obrigatórias se você quiser publicar nesse site.

Antes de enviar o MMT, preciso verificar se a página de detalhes de um ASIN existe em cada um dos sites secundários?

Não. Se a página de detalhes existir em um site secundário e você fornecer valores para o site secundário de preço e moeda no MMT, a Amazon criará a oferta para o código ASIN no site secundário. Se a página de detalhes não existir no site secundário, a Amazon tentará criar a página de detalhes em seu nome.

Quanto tempo leva para a Amazon criar ASINs em sites secundários?

O processo de criação de uma página de detalhes com sua oferta pode levar até 48 horas, mas geralmente é concluído dentro de 24 horas. Quando você fornece valores de preço e moeda para um site secundário, você está expressando uma intenção de publicar nesse site e a Amazon tentará criar a oferta nesse site para você. É possível que, por motivos legais e de conformidade, a Amazon não consiga criar uma página de detalhes em seu nome. Recomendamos que você verifique o site secundário Gerenciar inventário diretamente após 48 horas para garantir que suas ofertas tenham sido criadas com êxito.

Onde posso obter mais informações sobre as políticas de ofertas da Amazon para cada site?

Consulte a página Restrições de categoria, produto e conteúdo da Amazon

O Relatório de processamento na página Adicionar produtos via upload em massa informa se a página de detalhes existe em cada um dos sites secundários após o envio?

Sim. Para cada código SKU no MMT para o qual a página de detalhes não exista em um site secundário e para o qual você forneceu um preço, o relatório de processamento conterá uma mensagem indicando que a Amazon está tentando criar a página de detalhes em seu nome. Como o relatório de processamento é gerado antes da conclusão do processo de criação da página de detalhes em sites secundários, o relatório de processamento não fornece informações sobre o status da criação de oferta em sites secundários.

Depois de enviar um MMT, onde posso ver o status da criação da página de detalhes nos sites secundários?

Acesse o menu Inventário na barra de navegação superior e selecione Gerenciar inventário. Encontre o código SKU que deseja verificar e clique em Alterar na coluna à direita. Na guia Oferta, desça até a parte inferior da página para encontrar o status do ASIN em cada site. Se a Amazon ainda estiver traduzindo sua oferta, ela aparecerá como "em andamento". Se a tradução não puder ser concluída, isso também será exibido.

Quais atributos preciso fornecer no meu modelo para aumentar a probabilidade de a criação da página de detalhes em sites secundários ser bem-sucedida?

Além de fornecer valores para todos os atributos obrigatórios, a Amazon recomenda que você forneça valores para atributos de conformidade, como power_plug_type. Observe que esses atributos não se aplicam a todos os tipos e sites de produtos e, portanto, podem não existir no modelo para todos os tipos de produtos.

Se a Amazon não conseguir criar uma página de detalhes para meu código ASIN em um site secundário depois que eu enviar um MMT, isso significa que não tenho permissão para vender o produto nesse site?

Você deve cumprir todas as leis aplicáveis ao fazer a oferta e vender produtos na Amazon, incluindo as leis aplicáveis em cada jurisdição em que seus produtos são vendidos. Se você determinar que tem permissão para vender um produto em um site cujo MMT não tenha resultado na criação bem-sucedida da página de detalhes, você poderá criar a página de detalhes usando outra ferramenta de oferta, como um modelo de oferta de um único site ou o fluxo de trabalho de ofertas interativas.

Como a Amazon escolhe o conteúdo de origem a ser usado para traduções ao criar uma página de detalhes para um código ASIN em um site secundário?

Se a página de detalhes do produto não existir em nenhum site da Amazon em todo o mundo antes do envio do MMT, a Amazon usará o conteúdo fornecido no MMT para o site de origem como fonte de traduções ao tentar criar a página de detalhes no site secundário. Se você já criou o código ASIN em vários sites e vinculou suas contas nesses sites, a Amazon usará contribuições de ofertas de um dos sites em que você tem uma oferta para o código ASIN como o conteúdo de origem das traduções.

Posso usar o MMT para fornecer valores para Lista com marcadores no meu site de origem e deixar a Amazon traduzir esses valores para serem adicionados às minhas ofertas em outros sites europeus para códigos ASIN existentes?

Não. Os dados do produto fornecidos no MMT não serão traduzidos e contribuídos para o ASIN em um site secundário se a página de detalhes já existir no site secundário no momento em que você envia o MMT. A tradução e a contribuição de dados do produto para um site secundário ocorrem apenas no cenário de que o código ASIN não existe no site secundário no momento do envio do MMT.

Na página Adicionar produtos via upload em massa, como é determinada a lista de sites selecionáveis?

A lista inclui todos os sites em que você se cadastrou e pode criar ofertas em. Você deve vincular suas contas para acessar sites fora de regiões como Europa ou América do Norte.

Posso ter vários sites de origem?

Sim, você pode fazer download e enviar um MMT em qualquer site em que tenha autorização para publicar produtos em massa. O site de origem não é determinado pela configuração de uma conta, mas pelo site em que você faz download e envia o MMT.

Posso usar o MMT para fornecer um conjunto exclusivo de imagens de produto para cada site?

Não, o MMT não fornece esse recurso. As imagens do produto fornecidas no MMT serão usadas para todos os sites.

Posso usar o MMT para fornecer minhas próprias traduções para atributos importantes do produto, como Lista com marcadores de atributos de produto?

Não, o MMT não fornece esse recurso. Para fornecer seu próprio conteúdo traduzido para sites secundários, use um modelo de site único para cada site ou o fluxo de trabalho de ofertas interativas para cada site.

Como posso visualizar e editar o conteúdo traduzido em sites secundários?

Selecione o site para o qual você deseja visualizar o conteúdo traduzido usando o seletor de site na parte superior da página do Seller Central. Em seguida, você pode visualizar e alterar o conteúdo traduzido visitando a página Gerenciar inventário no menu Inventário e clicando em Alterar para o código SKU que deseja alterar. Se você quiser sobrescrever a tradução com seu próprio conteúdo, envie o conteúdo na caixa de texto do atributo.

Qual é a diferença entre Criar ofertas internacionais (BIL) e MMT? Por que devo usar um ou outro?

  • O serviço de ofertas ativas normalmente é usado para sincronizar todas as ofertas em uma conta de um site para outro. O MMT tenta criar ofertas em sites secundários apenas para códigos ASIN que você tenha manifestado intenção de publicar nesse site ao fornecer um preço para o site no MMT.
  • O recurso define preços com base em regras (por exemplo, iguais ao site de origem), enquanto o MMT usa os preços específicos ao site que você fornece para cada código SKU.
  • O recurso BIL atualiza continuamente os preços em sites secundários com base nas alterações na taxa de câmbio, enquanto os preços fornecidos no MMT são estáticos.
  • O recurso exige que você defina um site de origem, do qual seu catálogo é replicado, e um site de destino. O MMT pode usar como site de origem qualquer site em que você tenha autorização para publicar produtos em massa.

Como o envio de um MMT afeta as configurações dos meus ASINs no plano BIL?

Você pode usar o recurso BIL e o MMT. No entanto, se você tiver um código SKU cujo preço para um determinado site está definido usando uma regra de preço BIL, a regra de preço BIL será desativada para esse código SKU no site de destino se você fornecer um preço no MMT ou outra ferramenta de oferta para esse site e SKU. Para reverter para o uso da regra de preço BIL, remova este código ASIN da lista de exclusão de ofertas internacionais para esse site usando a página Criar ofertas internacionais no Seller Central. Por outro lado, se você tiver fornecido anteriormente o preço de um código ASIN em um site usando o MMT e, consequentemente, criar uma conexão com o site de destino, a regra de preço BIL definida ao configurar a conexão BIL terá precedência sobre o preço fornecido anteriormente no MMT.

Preciso solicitar autorização para vender na categoria do meu produto em cada site?

Para a maioria das aprovações, você deve solicitar aprovação separadamente em cada site.

Como posso ver erros específicos ao site no envio da minha oferta?

Erros específicos ao site dos dados da oferta fornecidos no MMT aparecerão no relatório de processamento que a Amazon fornece depois que você enviar o modelo. Se os erros não impedem a criação de SKU, você também poderá visualizá-los fazendo login no Seller Central para o site que você deseja verificar e, em seguida, visualizando seu código SKU em Gerenciar inventário.

A operação Atualizar também exclui meus dados de produto preexistentes nos sites secundários e os substitui pelo conteúdo traduzido do MMT?

Não. Os dados do produto para sua oferta nos sites secundários não foram excluídos. O envio do MMT afeta apenas os dados da oferta (por exemplo, preço) da sua oferta no site secundário.

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