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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Índice de envios com rastreamento válido

O Índice de envios com rastreamento válido mede a frequência com que você usa números de rastreamento válidos nos pedidos com envio pelo vendedor. Os clientes da Amazon contam com o número de rastreamento para localizar seus pedidos e saber a data prevista para recebimento. O Índice de envios com rastreamento válido é uma métrica de desempenho que reflete essas expectativas. Esta página fornece informações sobre o cálculo e os requisitos de desempenho desse índice. Se enviar pedidos de fora do país, você também deverá estar em conformidade com a política mencionada nas seções Política do Índice de envios com rastreamento enviados diretamente da China e a Política do Índice de envios com rastreamento válido para produtos enviados de fora do país.

Painel Estado da conta

Para encontrar o seu Índice de envios com rastreamento válido, no menu Desempenho, clique em Estado da conta e procure pela seção Desempenho de envio. Você deve atingir 95% no Índice de envios com rastreamento válido em seus envios pela Amazon.com.br em um período contínuo de 30 dias. Mediremos o Índice de envios com rastreamento válido para pacotes sem FBA - Logística da Amazon no nível da categoria. Apenas mediremos o Índice de envios com rastreamento válido para envios domésticos enviados por transportadoras integradas (consulte a próxima seção para ver a lista de transportadoras integradas).

Confirmação do envio

Durante a confirmação do envio de todos os pedidos com envio pelo vendedor, é obrigatório fornecer:

  • O nome da transportadora e o serviço de entrega específico usado para gerir a logística do pedido
  • O número de rastreamento

Cálculo do Índice de envios com rastreamento válido

Essa métrica é calculada com base no número de pedidos enviados com um número de rastreamento válido dividido pelo número total de pedidos enviados e confirmados em um período de 30 dias. Exibimos o Índice de envios com rastreamento válido como uma porcentagem.

Por exemplo, se você confirmasse o envio de 200 pacotes sem isenção e 190 deles tivessem um número de rastreamento válido, seu Índice de envios com rastreamento válido seria de 95% (190 ÷ 200 = 0,95 ou 95%).

Os seguintes itens não estão incluídos no cálculo do Índice de envios com rastreamento válido:

  • Envios domésticos não integrados: pacotes enviados do Brasil por uma transportadora não integrada à Amazon
  • Produtos digitais: por exemplo, audiolivros

Nós usamos a data de entrega prometida para determinar quais pedidos são incluídos no índice de desempenho. Seu Índice de envios com rastreamento válido tem um período de latência de duas semanas, que é tempo suficiente para obter dados estatisticamente relevantes.

Adicionar informações de rastreamento

Para reduzir os contatos dos clientes e melhorar as classificações de avaliações do vendedor, recomendamos usar as transportadoras listadas abaixo. Essas transportadoras fornecem status de rastreamento em tempo real à Amazon e são integradas para envios domésticos:

  • Correios
  • DHL
  • FedEx
  • ePost Global

Política do Índice de envios com rastreamento válido para produtos enviados diretamente da China

Se você enviar produtos diretamente da China, deverá atender aos seguintes requisitos:

  • Para todos os pacotes com valor inferior a BRL 27 (incluindo cobranças do envio) use uma forma de envio rastreável que forneça pelo menos uma verificação da transportadora. Caso contrário, contará como um defeito de Índice de envios com rastreamento válido.
  • Para todos os pacotes com valor igual ou superior a BRL 27 (incluindo cobranças do envio), use uma forma de envio totalmente rastreável que forneça pelo menos duas verificações da transportadora (incluindo uma verificação de entrega ou de tentativa de entrega). Caso contrário, contará como um defeito de Índice de envios com rastreamento válido.

É obrigatório inserir o nome da transportadora correto e o número de rastreamento válido. Fornecer detalhes para possibilitar o rastreamento do envio melhora a experiência do cliente e contribui para a satisfação geral do cliente.

É obrigatório o uso de transportadoras integradas à Amazon. No momento, as informações de rastreamento estão disponíveis para as seguintes transportadoras:

  • 360Lion
  • 4PX
  • Anjun
  • BR1 Express
  • Centex
  • DHL
  • DHL eCommerce
  • FedEx
  • SF Express
  • SFC
  • Yanwen
  • Yun Express
  • UBI
  • UPS

Nota: O uso de caracteres chineses para inserir manualmente as informações de rastreamento é considerado inválido, pois atualmente a Amazon não aceita nomes da transportadora em chinês.

Política do Índice de envios com rastreamento válido para produtos enviados de fora do país

Se você enviar produtos diretamente de fora do país, forneça um número de rastreamento válido para eles.

É obrigatório inserir o nome da transportadora correto e o número de rastreamento válido. Fornecer detalhes para possibilitar o rastreamento do envio melhora a experiência do cliente e contribui para a satisfação geral do cliente.

É obrigatório o uso de transportadoras integradas à Amazon. No momento, as informações de rastreamento estão disponíveis para as seguintes transportadoras:

  • 4PX
  • Centex
  • China Post
  • Correios
  • DHL
  • DHL eCommerce
  • FedEx
  • SF Express
  • SFC
  • UPS
  • USPS
  • Yanwen
  • Yun Express

Visualizar métrica e relatório do Índice de envios com rastreamento válido

Para visualizar seu Índice de envios com rastreamento válido:


  1. No menu Desempenho, selecione Estado da conta.
  2. Localize a seção Desempenho de envio e clique em Exibir detalhes.
  3. Selecione a guia Índice de envios com rastreamento válido, no lado esquerdo da página, para ver a métrica em detalhes.

Para fazer download do relatório de defeitos do Índice de envios com rastreamento válido:


  1. Clique em Fazer download do relatório na seção Desempenho de envio.
  2. Filtre por transportadora ou categoria de produto.

Aguarde 72 horas para o relatório e as métricas refletirem atualizações.

Alterar informações de rastreamento

Você pode alterar as informações de rastreamento do pedido antes da data de entrega. Para fazer isso, faça o seguinte:

  1. Acesse Pedidos e Gerenciar pedidos.
  2. Verifique se ID do pedido está selecionada para Pesquisa, insira a ID do pedido e clique em Pesquisar.
  3. Assim que você encontrar o pedido correto, clique em Alterar envio e forneça as informações de rastreamento revisadas.
  4. Reconfirme o envio.


Aguarde 72 horas para o relatório e as métricas refletirem as alterações.

Práticas recomendadas para enviar informações de rastreamento

Para o número de rastreamento, verifique se:

  • Você inseriu o Número de rastreamento corretamente.
  • Você não deixou as informações de rastreamento em branco.
  • Você não inseriu nas informações de rastreamento caracteres especiais (como pontuação) que nosso sistema não consegue reconhecer.

Para o nome da transportadora, verifique se:

  • Você selecionou uma transportadora no menu suspenso da página Gerenciar pedidos. Atenção: selecionar Outro como nome da transportadora e inserir manualmente o nome da transportadora para transportadoras integradas no campo de texto de formato livre resultará na invalidação do rastreamento.
  • Você seguiu as instruções descritas aqui para os envios confirmados por meio de arquivos de upload em massa.
  • Você inseriu o nome da transportadora associado ao número de rastreamento. Por exemplo, se você usar a DHL para enviar um pacote, mas inserir FedEx como nome da transportadora, o rastreamento será considerado inválido.
  • Você usou uma transportadora integrada à Amazon.

Para confirmação e atualização do envio, certifique-se de confirmar/atualizar as informações de rastreamento antes que o pacote seja entregue. Se as informações de rastreamento forem confirmadas/atualizadas após a entrega do pacote, isso significa que o cliente não conseguiu rastrear o pedido. Isso não é útil para o cliente, e o pedido não será contado em sua métrica do Índice de envios com rastreamento válido.

Manter o Índice de envios com rastreamento válido

  • Escolha transportadoras integradas à Amazon.
  • Para pacotes com valor superior a BRL 27 e enviados da China, envie com uma transportadora que forneça opções de rastreamento completas.
  • Verifique o nome da transportadora/número de rastreamento.
  • Confirme/atualize as informações de rastreamento antes de o pedido ser entregue.

Índice de envios com rastreamento válido abaixo do requisito

A partir de 9 de agosto de 2021, os vendedores deverão manter um Índice de envios com rastreamento válido igual ou superior a 95%. Um Índice abaixo de 95% em uma categoria de produto pode resultar em restrições na sua capacidade de vender produtos daquela categoria sem o FBA - Logística da Amazon. Envie um plano de ação para op-pso-vtr-appeals@amazon.br para solicitar a restauração de sua qualificação para a categoria afetada.

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