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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Remover inventário de um centro de distribuição

Para que o inventário seja removido de um centro de distribuição da Amazon, envie um pedido de remoção. Você pode fazer isso ao:

  • Criar um pedido de remoção na página Gerenciar inventário ou no relatório de Remoção recomendada . Acesse a seção Criar um pedido de remoção abaixo.
  • Remover inventário em massa, fazendo upload de um arquivo de inventário. Acesse Remover inventário em massa.

O método que você usa depende do tipo e condição do inventário que deseja remover. Eles não são mutuamente excludentes. Você pode pedir que o inventário seja enviado apenas para o endereço e pessoa mencionados no endereço do CNPJ. Esse endereço será preenchido automaticamente durante a criação do pedido de remoção, e você não poderá editá-lo.

Não use pedidos de remoção para enviar inventário aos clientes ou como presentes. Pedidos de remoção destinam-se a devolver o inventário para você, o fabricante, um provedor de armazenamento terceirizado ou reencaminhador.

Nota: A Amazon notificará você sobre remoções obrigatórias quando o inventário não for mais comercializável. No entanto, também fazemos recomendações para remover o inventário que estaria sujeito a futuras cobranças da tarifa de armazenagem a longo prazo.

Criação de um pedido de remoção

Nota: Não é possível usar as devoluções de pedidos de remoção para atender a pedidos de clientes, nem como presentes ou itens promocionais. Para obter mais informações, acesse Remover inventário (visão geral).

Comece a criar um pedido de remoção a partir da página Gerenciar inventário ou do Relatório de remoção. Na página Gerenciar inventário, você pode selecionar qualquer inventário que deseja remover. O Relatório de remoção inclui apenas o inventário que estaria sujeito às próximas cobranças da tarifa de armazenagem a longo prazo.

  1. Siga um dos seguintes procedimentos:
    • Na página Gerenciar inventário, selecione os itens que deseja remover; em seguida, selecione Criar pedido de remoção na lista suspensa Ação nos selecionados.
    • No Relatório de remoção, clique em Iniciar processo de remoção. Se Iniciar processo de remoção não aparecer, você não tem inventário que recomendamos remover.
    Dica: Se a lista de remoção recomendada tiver mais de uma página, crie um pedido de remoção separado para cada página.
  2. Na página Fornecer detalhes , em Método de remoção, selecione Endereço de entrega para que seu inventário seja devolvido.
    O endereço do destinatário será preenchido automaticamente a partir do endereço em seu CNPJ.
  3. Para Definir ID do pedido, siga uma destas opções:
    • Insira uma ID de pedido personalizada.
    • Deixe o campo em branco, e uma ID do pedido será criada.
    Dica: Salve a ID de pedido de remoção para fins de rastreamento.
  4. Em Especificar códigos SKU/unidades solicitados, será exibida uma lista de itens selecionados. Para adicionar inventário à lista, insira um título, código MSKU, ASIN ou FNSKU na caixa de texto Pesquisar e adicionar itens e clique em Pesquisar. Selecione os produtos a serem removidos e clique em Adicionar selecionados.
  5. Em Quantidade apta para envio, insira o número de unidades aptas para envio a serem removidas.
  6. Em Quantidade não apta para vendapara venda, insira o número de unidades não aptas para venda a serem removidas.
  7. Para retirar um produto da lista, selecione Excluir.
  8. Clique em Continuar.

Envio de pedido de remoção

Na página Analisar e fazer pedido, verifique se todas as informações estão corretas antes de enviar o pedido.
  1. Em Produtos que serão removidos, confirme se os itens listados são os que você deseja remover. Para alterar os itens, clique em Alterar unidades ou itens.
  2. Em Quantidade apta para envio e Quantidade não apta para venda, confirme o número de unidades que você deseja remover. Para alterar o número de unidades, clique em Alterar unidades ou itens.
  3. Em Resumo do pedido, revise a ID do pedido, o método de remoção, o endereço do destinatário e as informações de contato. Se você escolher o Endereço do destinatário como método de remoção, confirme se o endereço e as informações de contato são válidas e corretas. Clique em Alterar para modificar as informações.
  4. Em Resumo do envio, verifique a velocidade de envio.
  5. Em Tarifas estimadas, verifique as tarifas de remoção.
Clique em Fazer pedido para aceitar as cobranças e concluir o pedido de remoção. Se você decidir não concluir o pedido de remoção, clique em Cancelar pedido.
Nota: Pode levar até 30 dias úteis para que o inventário no pedido de remoção deixe o centro de distribuição.

Devolveremos todas as unidades no pedido de remoção que, no momento em que você enviar o pedido, estiverem fisicamente disponíveis para remoção e não vinculadas a outra operação – por exemplo, reservadas para um pedido existente de cliente. Será gerada uma nota fiscal de remoção somente para os itens fisicamente disponíveis para remoção do centro de distribuição. A nota fiscal ficará disponível para download na página de pedidos de remoção.

Cancelamento de pedido de remoção

Depois de enviar o pedido de remoção, você tem apenas um breve período para cancelar o pedido. Você pode cancelar o pedido se ele estiver com o status Planejamento ou Pendente. Os pedidos de remoção geralmente ficam com o status Planejamento ou Pendente por apenas algumas horas.

Se o status for Processando, não será possível cancelar o pedido. Durante períodos de pico, como Prime Day, Black Friday, Cyber Monday e feriados, os pedidos de remoção podem permanecer no status Processando por várias semanas.

Para cancelar um pedido de remoção:

  1. Na página Gerenciar pedidos, clique em Pesquisa avançada.
  2. Na lista suspensa Pesquisa, selecione ID do pedido, insira a ID de pedido de remoção e clique em Pesquisar.
  3. Em Status, confirme se o status é Planejamento ou Pendente.
  4. Em Ação, clique em Cancelar este pedido.
Importante: O pedido de remoção pode ter sido movido para o status Processando antes do recebimento da solicitação de cancelamento. Verifique novamente mais tarde para confirmar que o pedido foi cancelado.

Os vendedores não podem cancelar um pedido de remoção para uma remoção obrigatória. Para obter mais informações, acesse Remoções obrigatórias.

Itens danificados ou incorretos

Assim que as unidades removidas chegarem, aceite a entrega e documente qualquer dano. Nós reembolsaremos as unidades danificadas de acordo com a Política de reembolso por inventário perdido ou danificado com FBA - Logística da Amazon.

Para reivindicar um reembolso para uma unidade, apresente provas dos danos à unidade. Imagens de “exemplo” – ou seja, imagens de outras unidades – não são aceitáveis, nem imagens de grupo com grande angular.

Da mesma forma, se o envio contiver itens que não pertencem a você, aceite a entrega e documente os itens que recebeu, antes de falar conosco.

Fornecer imagens completas e claras de itens danificados ou incorretos ajudará nossa equipe de investigação a resolver o problema mais rapidamente.


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