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Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Reconciliar seu envio

Esta página explica como usar a ferramenta de reconciliação de envio, que pode ser encontrada no fluxo de trabalho de envio.

Para navegar até a ferramenta de reconciliação de envio:

  1. Na guia Inventário, clique em Gerenciar envios com logística pela Amazon.
  2. Encontre seus envios e clique em Rastrear envio.
  3. No fluxo de trabalho de envio, clique na guia Conteúdo.

Depois que seu envio chegar a um centro de distribuição da Amazon, a guia Conteúdo na página Resumo do envio exibirá o status das unidades como são recebidas. Se houver diferenças entre o que você enviou na remessa e o que foi recebido, use as ferramentas da guia Conteúdo para:

  • Obter informações detalhadas sobre discrepâncias entre seu plano de envio e o que o centro de distribuição recebeu.
  • Forneça mais informações sobre o conteúdo da remessa.
  • Solicitar uma investigação sobre produtos ausentes ou inesperados.

Pode haver vários motivos para o envio não estar qualificado para reconciliação:

  • O envio ainda está sendo processado pelo centro de distribuição.
  • O envio não foi entregue ao centro de distribuição.
  • O conteúdo do envio foi recebido integralmente ou foi reconciliado.

Assim que seu inventário for recebido em um centro de distribuição ou centro de recebimento, ele estará disponível para venda. A reconciliação do inventário enviado geralmente leva de 14 a 30 dias. Em alguns casos, levará até 60 dias. Você pode rastrear o status de seu envio em Envios em espera com o status até Em trânsito, Entregue, Registrado, Recebimento e, finalmente, Fechado. Para mais informações, acesse Como a Amazon recebe e armazena o seu inventário.

Mensagens de unidade localizadas

A coluna de discrepância é a diferença entre as unidades esperadas e as unidades localizadas, que pode ser encontrada na coluna Unidades esperadas/unidades localizadas. Ao passar o mouse sobre o número de unidades localizadas, você poderá encontrar informações adicionais sobre as unidades recebidas e reconciliadas.

Mensagens de unidades localizadas Descrição
Recebido Esses produtos são contabilizados pelo processo de recebimento padrão. A quantidade recebida é exibida na guia Conteúdo.
Reconciliado Quando possível, investigamos automaticamente as discrepâncias do produto e adicionamos as unidades reconciliadas ao seu envio ou as removemos dele.
Reembolsado Se a Amazon aceitar a responsabilidade por produtos perdidos ou danificados, eles serão contabilizados como reembolsos. Os valores de reembolso são listados na guia Visualizar transações do relatório de Pagamentos.

Mensagens de status

A coluna de status é usada para entender o estado de cada produto em sua remessa para a Amazon.

Mensagens de status Descrição
Recebimento O produto está sendo recebido.
Ação necessária O produto tem uma discrepância qualificada para pesquisa. Todo produto com esse status deve ter uma opção selecionada para que você possa visualizar e enviar a solicitação de pesquisa.
Unidades localizadas. Nenhuma ação necessária O produto não apresenta uma discrepância, pois foi recebido integralmente ou foi reconciliado de forma automática. Nenhuma ação é necessária.
Avaliação pendente de produtos perigosos Para garantir que o inventário em nossos centros de distribuição seja seguro para os clientes e para o transporte, seus produtos podem ser avaliados quanto à conformidade com nossos requisitos para produtos perigosos. Enquanto esses produtos estiverem em análise, eles não podem ser recebidos no centro de distribuição. Saiba mais sobre o processo de análise de produtos perigosos do programa FBA - Logística da Amazon.
Investigação concluída - conteúdo do envio contado e confirmado A Amazon investigou as caixas ou paletes entregues e as unidades associadas, e as unidades recebidas foram confirmadas em nossos centros de distribuição. Esses produtos não são mais qualificados para pesquisa. Se você tiver informações que nos ajudem a localizar qualquer uma dessas unidades ausentes, entre em contato com o Suporte ao parceiro de vendas.
Caso enviado O produto já foi enviado para pesquisa usando a guia Conteúdo, portanto, nenhuma ação é necessária.
A janela de reivindicação expirou O período de reivindicação expirou para o envio de acordo com a Política de reembolso por inventário perdido ou danificado com Envio pela Amazon .
Fechado automaticamente após 90 dias O envio foi automaticamente fechado. Para obter mais informações, acesse Rastrear seu envio: Envios em espera e resumo do envio.

Solicitar pesquisa

Os produtos no envio qualificados para pesquisas adicionais terão opções de “Ação necessária”. Selecione uma das opções na coluna Status. Todo produto com status de "Ação necessária" deve ter uma opção selecionada para que você possa visualizar e enviar a solicitação de pesquisa.

Opções de ação necessária Descrição
Unidades não enviadas Você confirmou que você ou o fornecedor não enviaram essas unidades ou enviaram um produto diferente.
Pesquisar unidades ausentes Você confirmou que essas unidades foram incluídas em seu envio e precisa que a Amazon pesquise mais.
Unidades adicionais enviadas Você confirmou que você ou o fornecedor incluíram unidades adicionais ou um produto diferente do que foi originalmente registrado em seu envio.
Pesquisar unidades adicionais Você confirmou que essas unidades não foram incluídas em seu envio e precisa que a Amazon pesquise mais.
Nota: Antes de enviar uma solicitação de pesquisa, reconcilie todas as discrepâncias em seu envio confirmando se as unidades não foram enviadas ou unidades adicionais foram enviadas. Depois que uma solicitação de pesquisa for enviada, a Amazon confirmará as quantidades recebidas e tentará reconciliar unidades não enviadas com unidades adicionais enviadas. Essas reconciliações não afetarão o inventário disponível.

Fazer upload de documentos

Use Escolher arquivo para selecionar todos os documentos e Upload para anexar documentos à solicitação de pesquisa. Determinados documentos são necessários para que a Amazon pesquise as discrepâncias; o upload deles ajudará a Amazon a resolver a solicitação de pesquisa o mais rápido possível.

A Amazon exige que os seguintes documentos sejam enviados junto com a solicitação de pesquisa:

  • Comprovante de propriedade do inventário: uma prova de propriedade do inventário ajudará a identificar possíveis discrepâncias que possam ter ocorrido. Alguns exemplos de documentos aceitáveis são uma nota fiscal de um fornecedor, um recibo de outro vendedor ou uma guia de remessa assinado se você for um fabricante. As seguintes informações devem ser fornecidas:
    • Data de compra
    • Nomes de produtos correspondentes aos produtos ausentes
    • Quantidade
  • Comprovante de entrega: para envios com carga fracionada (LTL) ou carga lotação (FTL), um número de conhecimento de carga eletrônico (BOL) mostrando o número de caixas no envio e o peso total quando foi retirado pela transportadora. O documento deve ser carimbado pela Amazon confirmando que o envio foi recebido e assinado no centro de distribuição. Sua transportadora deve ter uma cópia deste documento. Essas informações ajudam a verificar se todo o envio foi coletado e enviado conforme esperado.

Dica: Se você tiver fornecido um recibo ou nota fiscal como comprovante de propriedade do inventário, o preço pago pelos produtos não é obrigatório e pode estar oculto ou obscurecido.

Fornecer mais informações

Para quaisquer discrepâncias adicionais, solicite que o Suporte ao parceiro de vendas investigue. Descreva a discrepância no formulário fornecido. Essas informações ajudam a Amazon a concluir a pesquisa e resolver problemas o quanto antes.

Exemplo de tipo de informação Descrição
Discrepâncias conhecidas Você ou seu fornecedor enviaram mais ou menos unidades do que o esperado originalmente? Você ou seu fornecedor enviou o produto errado?
Descrição das caixas de envio Nossa equipe faz uma verificação física do centro de distribuição, portanto informações sobre a cor, o tamanho ou quaisquer marcas distintas em suas caixas de envio podem nos ajudar a encontrá-los mais rapidamente.
Códigos de produtos Verifique os códigos UPC, EAN ou JAN em seus produtos. Ele corresponde ao código do produto mostrado no Seller Central?
Qualquer atividade de preparação ausente Um produto que não foi preparado corretamente antes de ser enviado pode causar atrasos no processo de recebimento, pois precisamos preparar o produto para você.

Visualizar e enviar sua solicitação

Depois de classificar as discrepâncias restantes em seu envio, clique em Visualizar sua solicitação, avalie as informações e, se tudo estiver correto, clique em Enviar solicitação. O envio criará um caso no Suporte ao parceiro de vendas para os produtos que exigem pesquisa.

Depois de enviar a solicitação, você receberá um número de caso, que também aparecerá na ferramenta de reconciliação de envio na próxima visita à página. Você pode assistir às atualizações de status e comunicação clicando no número do caso ou acessando diretamente seu Registro de casos.

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