Vender na Amazon Acessar
Este artigo se aplica a vendas em: Brasil

Ajustes de inventário

O relatório de Ajustes de inventário mostra o histórico de ajustes no seu inventário em resposta a problemas como alterações de disposição, inventário extraviado, inventário encontrado e correções de propriedade.

Tipos de ajuste e códigos do motivo

Os ajustes de inventário são classificados por tipo e código do motivo. O tipo mostra se um ajuste é um aumento ou uma redução no seu nível de inventário. O código do motivo descreve o ajuste feito.

Os ajustes de inventário geralmente ocorrem em pares. Por exemplo, se seu inventário alterar a disposição de comercializável para expirado, haverá dois ajustes no seu inventário: uma diminuição no seu inventário comercializável e um aumento no seu inventário expirado. Veja um exemplo:

Data ID de produto da transação SKU do programa Enviado pela Amazon Código SKU do vendedor Título Disposição Centro de distribuição Motivo Quantidade
24 de março de 2019 13895071006 X0000COYXD 2Y-IQFY-RUQV Quão profunda é a sombra Comercializável LEJ1 Alteração de disposição do inventário -1
24 de março de 2019 13895071060 X0000COYXD 2Y-IQFY-RUQV Quão profunda é a sombra Expirado LEJ1 Alteração de disposição do inventário 1

A tabela a seguir lista todos os códigos do motivo de ajuste de inventário e seus tipos:

Código Tipo Motivo Definição
6 - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no nível de inventário danificado pela transportadora. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
7 - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no seu nível de inventário expirado. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
E - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no seu nível de inventário comercializável. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
H - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no seu nível de inventário danificado pelo cliente. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
K - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição em seu nível de inventário com defeito. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
U - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no seu nível de inventário danificado pelo distribuidor. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
D - Inventário descartado Uma diminuição no seu nível de inventário porque o inventário foi descartado.
F + Inventário encontrado Um aumento no seu nível de inventário porque foi encontrado inventário ausente.
N + Inventário encontrado Um aumento no seu nível de inventário porque o inventário atribuído anteriormente de forma incorreta foi transferido para a sua conta ou porque você recebeu um reembolso da Amazon.
M - Inventário incorretamente posicionado Uma diminuição no seu nível de inventário porque o inventário está ausente de uma posição no depósito em um centro de distribuição.
5 - Inventário incorretamente posicionado Uma diminuição no seu nível de inventário porque o inventário está ausente de uma posição no depósito em um centro de distribuição.
3 + Transferência de redefinição de produto em Dois produtos com identificadores separados (códigos SKU) são determinados a ser o mesmo item. Um código SKU será removido do seu inventário e adicionado (código 3) como outro código SKU.
4 - Transferência de redefinição do produto Dois produtos com identificadores separados (códigos SKU) são determinados a ser o mesmo item. Um código SKU será removido do seu inventário e adicionado (código 3) como outro código SKU.
O - Correção de inventário Unidades transferidas para fora da sua conta porque foram recebidas incorretamente no seu inventário ou porque a Amazon reembolsou você por elas.
P + Alteração de disposição do inventário Unidades de uma determinada disposição são adicionadas ao seu inventário após a remoção de uma disposição diferente. Isso sempre segue um ajuste de código 6, 7, E, H, K, U ou Q.
Q - Alteração de disposição do inventário Unidades de uma determinada disposição são removidas do seu inventário e adicionadas novamente ao seu inventário como uma disposição diferente. Isso é sempre seguido por um ajuste no código P.

Tipos de ajuste e códigos do motivo

Os ajustes de inventário são classificados por tipo e código do motivo. O tipo mostra se um ajuste é um aumento ou uma redução no seu nível de inventário. O código do motivo descreve o ajuste feito.

A tabela a seguir lista todos os códigos do motivo de ajuste de inventário e seus tipos.

Código Tipo
6 - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no nível de inventário danificado pela transportadora. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
7 - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no seu nível de inventário expirado. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
E - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no seu nível de inventário comercializável. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
H - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no seu nível de inventário danificado pelo cliente. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
K - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição em seu nível de inventário com defeito. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
U - Danificado no centro de distribuição da Amazon Uma diminuição no seu nível de inventário danificado pelo distribuidor. Sempre é seguido por um aumento do código P no seu nível de inventário danificado no armazém.
D - Inventário descartado Uma diminuição no seu nível de inventário porque o inventário foi descartado
F + Inventário encontrado Um aumento no seu nível de inventário porque inventário ausente foi encontrado
N + Inventário encontrado Um aumento no seu nível de inventário porque o inventário atribuído anteriormente de forma incorreta foi transferido para a sua conta ou porque você recebeu um reembolso da Amazon
M - Inventário incorretamente posicionado Uma diminuição no seu nível de inventário porque o inventário está ausente de uma posição no depósito em um centro de distribuição
5 - Inventário incorretamente posicionado Uma diminuição no seu nível de inventário porque o inventário está ausente de uma posição no depósito em um centro de distribuição
3 + Transferência de redefinição de produto em Dois produtos com identificadores separados (códigos SKU) são determinados a ser o mesmo item. Um código SKU será removido do seu inventário e adicionado (código 3) como outro código SKU.
4 - Transferência de redefinição do produto Dois produtos com identificadores separados (códigos SKU) são determinados a ser o mesmo item. Um código SKU será removido do seu inventário e adicionado (código 3) como outro código SKU.
O - Correção de inventário Unidades transferidas para fora da sua conta porque foram recebidas incorretamente no seu inventário ou porque a Amazon reembolsou você por elas
P + Alteração de disposição do inventário Unidades de uma determinada disposição são adicionadas ao seu inventário após a remoção de uma disposição diferente. Isso sempre segue um ajuste de código 6, 7, E, H, K, U ou Q.
Q - Alteração de disposição do inventário Unidades de uma determinada disposição são removidas do seu inventário e adicionadas novamente ao seu inventário como uma disposição diferente. Isso é sempre seguido por um ajuste no código P.

Disposições de inventário

A disposição do inventário representa o estado físico de uma unidade ou unidades.

Disposição do inventário Estado do inventário Definição
Comercializável Comercializável Inventário com aparência e função conforme descrito na oferta
Com defeito Não comercializável Inventário que não parece ou funciona como descrito na oferta e não está visivelmente danificado, por exemplo, um produto recolhido
Danificado pelo cliente Não comercializável Inventário que foi danificado por um cliente
Danificado pelo distribuidor Não comercializável Inventário que foi danificado pelo vendedor, fornecedor ou distribuidor durante o recebimento
Danificado pelo armazém Não comercializável O inventário que foi danificado em um centro de distribuição da Amazon
Danificado pela transportadora Não comercializável Inventário que foi danificado pela transportadora durante o recebimento, em trânsito para o cliente ou em trânsito de volta para a Amazon devido a uma devolução
Expirado Não comercializável Inventário que passou da data de validade conforme descrito no Lote/Data

Métodos de download e visualização online

Você pode ver ajustes em seu inventário online no Seller Central ou fazendo download do relatório Ajustes de inventário. O método de Download é recomendado para reconciliar seu inventário, enquanto o método Visualizar online é recomendado para pesquisar ajustes rapidamente.

Na visualização online, você pode filtrar os ajustes de inventário por Grupo de motivo conforme mostrado na tabela abaixo. O relatório para download não oferece o filtro Grupo de motivo.

Grupos de motivo por código de ajuste

Código Grupo de motivos
6, 7, E, H, K, U Danificado
D Descartado de
F, N Encontrado
5, M Perdido
3, 4, O, P, Q Outros

Para fazer download do seu relatório de Ajustes de inventário:


  1. Clique na guia Fazer download no relatório Ajustes de inventário.
  2. Selecione o período desejado no menu suspenso Data do evento.
  3. Clique em Solicitar download do.csv ou Solicitar download do.txt para o formato de sua preferência. A geração de um relatório normalmente leva de 15 a 45 minutos.
  4. Assim que o status do relatório mudar de Em andamento para Fazer download, clique no botão Fazer download.
  5. Salve o arquivo em seu computador.
  6. Abra o relatório em um programa de planilha ou de banco de dados, como Microsoft Excel ou Microsoft Access.

Para visualizar seu relatório de ajustes de inventário online:


  1. Clique na guia Exibir online no relatório Ajustes de inventário.
  2. Selecione o período desejado no menu suspenso Data do Evento e o grupo de motivo no menu suspenso Grupo de motivo. Se você deixar o campo Grupo de motivos em branco, o relatório mostrará todos os tipos de ajuste.
  3. Se você deseja filtrar ainda mais os resultados, você pode adicionar o Código SKU do vendedor, SKU do programa Enviado pela Amazon, e o centro de distribuição.
  4. Clique no botão Gerar Relatório.
  5. Se houver mais de 50 ajustes de inventário, o relatório gerará várias páginas. Use os links rápidos na parte superior e inferior direita do relatório para navegar entre as páginas.

Como ler sua denúncia: métodos online e de download

Você pode ver os ajustes do seu inventário on-line no Seller Central ou fazendo download do relatório de ajustes de inventário.

  • O método Visualizar online é recomendado para ver rapidamente reconciliações e ajustes de inventário. Quando há uma reconciliação para um ajuste de inventário, é fornecido um link que conectará você ao ajuste de reconciliação no relatório de Ajuste de inventário ou à transação de reembolso no relatório de Reembolso.
  • O método de Download é recomendado para entender o status de reconciliação dos ajustes de inventário em escala.

Na visualização online, você pode filtrar os ajustes de inventário pelo Grupo do motivo, conforme mostra a tabela abaixo.

Grupos do motivo por código de ajuste

Código Grupo da razão
6, 7, E, H, K, U Danificado
D Inventário descartado
F, N Encontrado
5, M Perdido
3, 4, O, P, Q Outros

Para ver seu relatório online de ajustes de inventário:

  1. Clique na guia Exibir online no relatório Ajustes de inventário.
  2. Selecione o período desejado no menu suspenso Data do evento e o grupo de motivos no menu suspenso no Grupo de motivos. Se você deixar o campo Grupo de motivos em branco, o relatório mostrará todos as razões de ajuste.
  3. Se você deseja filtrar ainda mais os resultados, você pode adicionar o código SKU do vendedor, SKU do programa Enviado pela Amazon, ou Centro de distribuição ou qualquer uma dessas combinações.
  4. Clique no botão Gerar relatório.
    Nota: Se houver mais de 50 ajustes de inventário, o relatório gerará várias páginas. Use os links rápidos na parte superior e inferior direita do relatório para navegar entre as páginas.

    Veja um exemplo de um relatório que foi gerado com o grupo de motivo selecionado Perdido, o período Últimos 365 dias e o X001SL SKU do programa Enviado pela Amazon. Ao clicar em Inventário extraviado na coluna Motivo do relatório, você abre o status de reconciliação.

    Data ID do produto das transações SKU do programa Enviado pela Amazon Código SKU do vendedor Título Disposição Centro de distribuição Motivo Quantidade
    23 de Julho de 2019 2108808 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK Comercializável LGB3 Inventário incorretamente posicionado -16
    Inventário encontrado 5
    Inventário restante extraviado ou danificado 11
  5. Clique no status de reconciliação - em nosso exemplo, Inventário encontrado - para ver os eventos de reconciliação. Neste caso (consulte a ilustração abaixo), uma quantidade total de cinco pode ser vista por cinco motivos de ajuste encontrados pelo Inventário .
    Data ID do produto das transações SKU do programa Enviado pela Amazon Código SKU do vendedor Título Disposição Centro de distribuição Motivo Quantidade
    23 de Julho de 2019 2108808 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK Comercializável JFK8 Inventário encontrado 1
    23 de Julho de 2019 210190912 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK Comercializável DCA1 Inventário encontrado 1
    23 de Julho de 2019 2101901 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK Comercializável PHX6 Inventário encontrado 1
    23 de Julho de 2019 210188746 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK Comercializável MGE7 Inventário encontrado 1
    23 de Julho de 2019 21188081 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK Comercializável MKE1 Inventário encontrado 1
Nota: Para inventário restante extraviado ou danificado ocorrido após 15 de novembro de 2019, que não tenha sido reconciliado, você pode estar qualificado para reembolso sob a política de reembolso por inventário perdido ou danificado com Envio pela Amazon.

Para fazer download do seu relatório de Ajustes de inventário:

  1. Clique na guia Fazer download no relatório Ajustes de inventário.
  2. Selecione o período desejado no menu suspenso Data do evento.
  3. Clique em Solicitar download do.csv ou Solicitar download do.txt para o formato de sua preferência. Geralmente, leva entre 1 e 45 minutos para gerar relatório.
  4. Assim que o status do relatório mudar de Em andamento para Fazer download, clique no botão Fazer download.
  5. Salve o arquivo em seu computador.
  6. Abra o relatório em um programa de planilha ou de banco de dados, como Microsoft Excel ou Microsoft Access.

Veja um exemplo:

data de ajuste transaction-id fnsku código SKU product-name centro de logística quantidade razão disposição reconciliado não reconciliado
23-07-2019 2108808 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK LGB3 -16 M COMERCIALIZÁVEL 5 11

Para quantidades reconciliadas com códigos do motivo para Danificado no centro de distribuição da Amazon, Inventário extraviado, ou Inventário encontrado, você pode obter mais informações na visualização online.

Para quantidades não reconciliadas com códigos do motivo para Danificado no centro de distribuição da Amazon e Inventário extraviado ocorridos após 15 de novembro de 2019, você pode estar qualificado para reembolso sob a Política de reembolso por inventário perdido ou danificado com Envio pela Amazon.

Eventos de reconciliação

Ajustes de inventário para Inventário extraviado, Inventário encontrado, e Danificado no centro de distribuição da Amazon terão reconciliações correspondentes. Você pode ver essas reconciliações na visualização online e para download.

Online

Quando há uma reconciliação para um ajuste de inventário, é fornecido um link que conectará você ao ajuste de reconciliação no relatório de Ajuste de inventário ou à transação de reembolso no relatório de Reembolso.

Para download

Você poderá ver as colunas de quantidade reconciliada e não reconciliada para Inventário extraviado, Inventário encontrado, e Danificado no centro de distribuição da Amazon. Por exemplo, quando um ajuste de inventário é reembolsado ou reconciliado, você verá a redução da quantidade não reconciliada e o aumento da quantidade reconciliada.

Veja um exemplo da visualização online:

Data ID do produto das transações SKU do programa Enviado pela Amazon Código SKU do vendedor Título Disposição Centro de distribuição Motivo Quantidade
23 de julho de 2019 2108808 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK Comercializável LGB3 Inventário extraviado -16
Inventário encontrado 5
Inventário restante extraviado ou danificado 11

Veja um exemplo da visualização de download:

adjustment-date transaction-id fnsku Código SKU product-name fulfillment-center quantidade reason disposição reconciliado não reconciliado
23 de julho de 2019 2108808 X001SL SLU_2PK SLU_PHOTO_2PK LGB3 -16 M COMERCIALIZÁVEL 5 11

A tabela a seguir lista todas as combinações possíveis de eventos originais e de reconciliação.

Motivo do Ajuste de inventário Motivo da reconciliação (exibido no menu suspenso) Definição
Danificado no centro de distribuição da Amazon Inspecionado e disposição corrigida Inventário de uma inspeção encontrada não foi danificada no centro de distribuição
Reembolsado Inventário para o qual você foi reembolsado
Inventário restante extraviado ou danificado O inventário restante que não foi reconciliado
Inventário extraviado Inventário encontrado Inventário extraviado que foi encontrado
Reembolsado Inventário para o qual você foi reembolsado
Inventário danificado extraviado Inventário danificado e extraviado no centro de distribuição da Amazon.
Nota: A reconciliação será aplicada ao inventário Danificado no centro de distribuição na Amazon.
Inventário restante extraviado ou danificado O inventário restante que não foi reconciliado
Inventário encontrado Inventário de substituição encontrado Inventário que foi substituído para compensar o inventário perdido ou danificado, de acordo com o Política de reembolso por inventário perdido ou danificado com Envio pela Amazon.
Inventário ausente encontrado Inventário extraviado que foi encontrado
Correção de propriedade do inventário Inventário encontrado atribuído incorretamente que foi movido para o proprietário correto
Nota: Ajustes de inventário que não sejam Inventário extraviado, Inventário encontrado, e Danificado no centro de distribuição da Amazon não exibirão um motivo de reconciliação na visualização online ou na visualização de download.

Por que meus produtos estão sendo pesquisados?

Você notará uma nova classificação de inventário na página e no relatório Gerenciar inventário, chamada Pesquisando. Isso representa o inventário extraviado ou danificado no armazém que está sendo confirmado ativamente em nossos centros de distribuição. Uma linha do tempo mostra a duração da pesquisa, que nunca excederá 30 dias. Depois que o inventário pesquisado for reembolsado ou exceder a duração de 30 dias, você verá a transição de ajuste correspondente para o relatório Ajuste de inventário. Para ajustes de inventário ocorridos após 15 de novembro de 2019, não é necessário aguardar 30 dias para registrar uma reivindicação, pois estamos lidando com a duração de 30 dias para sua pesquisa.

Definições de campos

Nota: Este relatório mostra informações por até 18 meses.
Faça login para usar a ferramenta e obter ajuda personalizada (requer um navegador para desktop). Acessar


Alcance centenas de milhões de clientes

Comece a vender na Amazon


© 1999-2021, Amazon.com, Inc. or its affiliates